sábado, dezembro 12, 2015

IRAQUE PROTESTA CONTRA PRESENÇA DE FORÇAS MILITARES TURCAS EM SOLO IRAQUIANO

O Iraque exortou os membros do Conselho de Segurança da ONU a tomarem uma posição internacional única sobre a presença de forças militares turcas no seu território, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraquiano, Ahmad Jamal, nesta quinta-feira (10).
O assessor relatou ainda que a chancelaria do Iraque também pediu que a Liga Árabe realize uma assembleia de emergência de ministros estrangeiros para formular uma postura árabe sobre a questão da invasão turca.
“O Ministério das Relações Exteriores contactou os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, bem como de alguns outros Estados amigos para examinar e adoptar uma posição internacional sobre a violação da soberania do Iraque pela Turquia”, disse Jamal à emissora de TV Al Sumaria.
O apelo do Iraque aconteceu depois de o Conselho de Segurança se reunir de portas fechadas, na quarta-feira (9), para analisar a questão a pedido da Rússia. A 4 de Dezembro, a Turquia implantou aproximadamente 150 soldados e 25 tanques numa base da província iraquiana de Nínive sem a aprovação de Bagdad.
De acordo com Ancara, o objectivo era dar segurança aos soldados turcos implantados anteriormente na base para treinar a milícia curda que está lutando contra o Daesh (também conhecido como Estado Islâmico, grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países).
O Iraque rejeitou as alegações, salientando que as forças turcas não tinham sido solicitadas.
*
Fonte: Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20151210/3027371/Iraque-cobra-posicao-ONU-invasao-turca.html#ixzz3txscUKm2