PNR QUER DESENVOLVIMENTO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO

Para os sistemas ferroviários europeus, os subsídios públicos apresentam-se assim como essenciais para que a sociedade deles tire o máximo partido. Uma conclusão prática que contraria o paradigma dominante na União Europeia de que a liberalização do transporte ferroviário e o afastamento do Estado conduziria à sua optimização.
O lugar que Portugal ocupa neste ranking está directamente ligado à falta de financiamento da CP e REFER, mas sobretudo ao encerramento criminoso e selvagem de linhas e ramais, levado a cabo pelo governo Sócrates e abençoado pelo actual governo PSD/CDS.
A ferrovia quando electrificada é o sistema de transporte mais barato e menos poluente, além de ser o mais seguro, mais cómodo e onde os preços dos bilhetes podem ser substancialmente mais baratos.
Indiferentes a todos este benefícios, aqueles que nos têm governado optaram por encerrar linhas, diminuir percursos, eliminar viagens.
A explicação é simples: os interesses dos transportes rodoviários sobrepuseram-se aos interesses nacionais, sobretudo quando os governos colocaram nas administrações do ramo ferroviário pessoas ligadas ao sector dos transportes rodoviários.
Não soará, certamente, a teoria da conspiração quando dizemos que a CP e a REFER têm sido canibalizadas em muitos dos seus serviços para que depois empresas privadas tomem conta dos mesmos.
O PNR defende a aposta na ferrovia como factor estrutural e estruturante da nossa economia. Porque é melhor e mais barato para o transporte de passageiros, porque é melhor e mais barato para o transporte de mercadorias, porque vai baixar os custos de produção e, como tal, os custos ao consumidor, além de melhorar as exportações, pois vai melhorar a eficácia dos nossos portos.
Defendemos a reabertura das linhas e ramais encerrados, a modernização das linhas, a electrificação das mesmas e uma política de viagens, transportes e preços ao serviço das empresas e das pessoas e não de grandes grupos e lóbis dissimulados. Defendemos também que, uma vez repostos todos os traçados “roubados”, se estude o seu crescimento e interligação.
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Fonte: http://www.pnr.pt/noticias/nacional/por-uma-aposta-na-ferrovia/
1 Comments:
"Se o Conselho decidir contra a vontade da República Tcheca pela realocação dos imigrantes, o governo tcheco deve apresentar à Corte Europeia de Justiça um pedido para anular essa decisão", disse Petr Mach, líder do Partido dos Cidadãos Livres da República Tcheca.
Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150524/1105361.html#ixzz3b8er9xqo
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