sexta-feira, janeiro 10, 2014

NOVA TEORIA SOBRE A ASCENDÊNCIA GENÉTICA DOS EUROPEUS

Uma análise dos genomas de oito arcaicos europeus, levada a cabo por uma equipa internacional de cientistas dirigida por pesquisadores da Harvard Medical School e pela Universidade alemã de Tübingen, contradiz a teoria até agora aceite de que os Europeus descendiam de agricultores do Médio Oriente (de olhos castanhos...) que se cruzaram com grupos de caçadores-recolectores (de olhos azuis, alguns deles). Os cientistas estudaram o ADN de uma mulher encontrada na Alemanha, um homem do Luxemburgo e sete caçadores-recolectores encontrados na Suécia, um  e uma mulher encontrada no Luxemburgo, todos de há cerca de oito mil anos atrás (a mulher seria de há sete mil e quinhentos anos), e concluíram que os actuais Europeus descendem primordialmente de caçadores-recolectores que vieram de África há quarenta mil anos, de um posterior influxo de agricultores do Médio Oriente e de um terceiro elemento populacional, que a equipa de cientistas denomina «Eurasianos antigos do norte», que se disseminaram da Europa do Norte à Sibéria. As actuais populações europeias derivam assim destas três estirpes, embora em diferentes proporções: os Escoceses e os Estonianos, por exemplo, têm mais ancestralidade do norte eurasiano que quaisquer outros europeus actuais, enquanto a gente da Sardenha está mais relacionada com os agricultores do Médio Oriente do que as restantes populações europeias.

Uma outra equipa de cientistas, liderada por Carles Lalueza-Fox na Universidade de Pompea Fabra, em Barcelona, irá publicar em breve o genoma de um caçador-recolector de há sete mil anos encontrado no noroeste de Espanha. Em 2012 a equipa revelou alguns dados relativos a esta amostra, sugerindo que teria pouco parentesco com os actuais Espanhóis.

Os estudos indicam que o indivíduo de Espanha e o do Luxemburgo teriam pele escura e provavelmente olhos azuis, pertencendo ao grupo dos caçadores-recolectores. Quanto à mulher «alemã», teria olhos castanhos e pele mais clara e estaria relacionada com os grupos de agricultores do Médio Oriente. Todavia, tanto esta mulher quanto o «luxemburguês» tinham múltiplas cópias de um gene que parece ter a ver com a adaptação a uma dieta baseada em alimentos próprios de uma vida agrícola. Por outro lado, nenhum deles teria capacidade para digerir a lactose, presente no leite, traço que emergiu no Médio Oriente depois da domesticação do gado e sua disseminação na Europa.

Os agricultores do Médio Oriente terão saído de África antes dos outros Europeus e Asiáticos, ou podem também descender de quem habitava Israel e a Península Arábica há cem ou cento e vinte mil anos. Vários pesquisadores afirmam que estas localizações no Próximo Oriente representariam migrações falhadas a partir de África, porque outros indícios apontam para a eventualidade de ter havido humanos a sair do continente africano há menos de cem mil anos.


6 Comments:

Anonymous Cunistorgis said...

Lê isto:
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3627072&seccao=%C1frica

Depois digam que são «iguais».

Adiante.

Isto não me surpreende pois os autores ligados a correntes religiosas que eu sigo dizem que em tempos houve na Europa três grandes invasões:

- Duas raças superiores: uma foram os homens brancos das terras geladas do Norte e outra foram os homens das estepes asiáticas.

- Uma raça inferior que foi expulsa e que causou forte terror, vinda de África, constituída por homens negros.

11 de janeiro de 2014 às 16:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Cunhal de que o PCP nunca fala:

"Derrotado nas urnas, tentou impedir que a democracia parlamentar e burguesa se instalasse (com as eleições de 1976 para a Assembleia da República) e avançou para o golpe de 25 de Novembro, que, a ter tido sucesso, criaria uma república comunista integrada por Lisboa, Setúbal, Évora e Beja, com território contínuo, um Portugal do Sul, dividido do norte democrata. "

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/o-cunhal-de-que-o-pcp-nunca-fala=f780855#ixzz2q8LLNASj

11 de janeiro de 2014 às 23:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Deste tiroteio numa escola americana ocorrido no mês passado, assim como do seu autor, falou-se muito pouco e percebe-se porquê:

"Karl Halverson Pierson was a far left progressive who mocked Republicans on his Facebook page and was against gun rights for legal owners. Isn’t that amazing, that a left wing nut job, against gun rights for legal owners is responsible for the Arapahoe High School shooting today."

http://www.fireandreamitchell.com/2013/12/13/arapahoe-high-school-shooter-karl-halverson-pierson-leftist-strongly-gun-control/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=arapahoe-high-school-shooter-karl-halverson-pierson-leftist-strongly-gun-control

11 de janeiro de 2014 às 23:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3627072&seccao=%C1frica

12 de janeiro de 2014 às 02:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Nick Griffin oferece apoio à Aurora Dourada em visita à Grécia:



http://www.theguardian.com/politics/2014/jan/10/nick-griffin-support-golden-dawn-greece

12 de janeiro de 2014 às 15:19:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Sobre a destruição da Industria Naval portuguesa e da Economia portuguesa em geral levada a cabo pela (extrema) Esquerda após o 25 de Abril:


http://portadaloja.blogspot.pt/2014/01/a-industria-naval-e-esquerda-nacional.html



Este gráfico da evolução da Dívida Pública portuguesa nos últimos 160 anos fala por si:

http://comunidade.sol.pt/photos/manueldazica/images/2488463/500x280.aspx

12 de janeiro de 2014 às 22:25:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home