NA NORUEGA - ESTADO DEIXA DE FINANCIAR IGREJA
A união Estado-Igreja na Noruega levou recentemente o seu derradeiro golpe com uma inesperada emenda constitucional aprovada pelo parlamento - doravante, a Igreja (nacional da Noruega, luterana) deixará de ser financiada pelo Estado, passando então a ter de se sustentar pelos seus próprios meios. A Noruega é agora, formalmente falando, um Estado declaradamente laico e destituído por isso de religião oficial.
A ideia de romper o tradicional laço entre o Estado e a igreja norueguesa começou a ganhar força nos anos setenta, quando se começou a fazer notar que a estrutura religiosa em causa beneficiava dos impostos dos contribuintes sem contudo haver grande aderência da parte do povo a tal religião. E nos últimos estudos constata-se que apenas dois por cento dos Noruegueses assiste a serviços religiosos, enquanto setenta e dois por cento da população não crê sequer que haja um «Deus pessoal».
Por cá também o Cristianismo está em queda, mesmo que não tanto como neste seu parente nórdico, e o Estado Português já não tem religião oficial há que tempos, mas mesmo assim a Igreja continua a ter direitos especiais, como se constata no texto da Concordata entre Portugal e o Estado Papal (2004):
«Art. 26.º — | Total isenção fiscal sobre rendimentos e bens da Igreja Católica, e dedução fiscal nos rendimentos dos ofertantes.» |
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home