segunda-feira, fevereiro 04, 2013

A MAIOR MANIFESTAÇÃO NACIONALISTA DOS ÚLTIMOS TEMPOS NA GRÉCIA - DEZENAS DE MILHARES RECORDAM SOLDADOS MORTOS DIANTE DA TURQUIA

 
A Aurora Dourada, ao lado de dezenas de milhares de patriotas gregos de todos os rincões da nação grega, reuniu junto ao monumento Imia, a alguns metros do Parlamento, em honra dos heróis caídos em combate Christodoulos Karathanassi, Vlahakis Panagiotis e Hector Gialopso.
A crise de Imia de 1996 foi um conflito territorial que quase levou a Grécia e a Turquia à guerra. Durante os eventos, 3 oficiais gregos morreram quando o seu helicóptero caiu de maneira misteriosa numa das ilhotas de Imia. Ainda que ambos os governos estivessem de acordo que foi um acidente, nunca se deixou de especular a hipótese de que foi derrubado por forças turcas. Naquele momento, só alguns poucos gregos manifestaram o seu repúdio pela debilidade mostrada pelo governo. Entre a noite de 30 de Janeiro e a madrugada do dia 31, cem membros da Aurora Dourada reuniram-se espontaneamente do lado de fora do Parlamento e conceberam a consigna considerada como um de seus lemas mais conhecidos: "Pobres diabos, traidores políticos!".
Com 50.000 gregos, o evento comemorativo dos heróis de Imia foi convertido na maior concentração nacionalista dos últimos anos. 
A homenagem contou com a presença de todo o grupo parlamentário do movimento social-nacionalista assim como do seu líder, Nicholas G. Michaloliakos. O ambiente estava cheio de bandeiras gregas e estandartes da Aurora Dourada, assim como de símbolos vibrantes. O ânimo foi forte entre os participantes e constantemente tinha aplausos contínuos dos transeuntes.
O evento concluiu com uma impressionante marcha do monumento até o centro de Atenas, seguido de uma oferenda floral na tumba dos heróis que foi acompanhada do hino nacional grego e do hino da Aurora Dourada.
Fonte: http://portal-legionario.blogspot.com.br/2013/02/grecia-50000-marcham-com-amanhecer.html




 

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Militarmente a Grécia é insignificante perante a Turquia, num eventual conflito seriam esmagados. Devem é ficar quietinhos.

4 de fevereiro de 2013 às 11:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Incrível mesmo, essas manifestações nacionalistas com os archotes em punho dão mesmo um misticismo antigo á coisa, enorme AD.

4 de fevereiro de 2013 às 16:04:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Militarmente a Grécia é insignificante perante a Turquia,»

Se calhar não é tanto assim. A Grécia era, até há pouco tempo, dos países do mundo que mais gastava em armamento. Além disso poderia, quem sabe, ter a Europa do seu lado, ou pelo menos a Rússia...

4 de fevereiro de 2013 às 17:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Militarmente a Grécia é insignificante perante a Turquia, num eventual conflito seriam esmagados. Devem é ficar quietinhos."

Duvido muito, as força armadas gregas não são brincadeira e em tecnologia de armamento estão melhores que os turcos, além do facto já citado pelo Caturo, a Turquia nunca ousaria fazer frente á Grécia sabendo que a Rússia, Sérvia e companhia nunca o iriam aceitar, assim como o resto da Europa.

4 de fevereiro de 2013 às 17:14:00 WET  
Blogger Caturo said...

Sim, e o mais poderoso aliado da Turquia, os EUA, não iriam, pelo menos para já, atacar a Grécia.

4 de fevereiro de 2013 às 18:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E também comemoram a derrota dos exércitos do eixo na 2ª guerra mundial?

E também lembram as atrocidades que os alemães cometeram contra o povo grego?

5 de fevereiro de 2013 às 01:52:00 WET  
Anonymous Luso-bostileiro said...

Na segunda guerra mundial os italianos também acharam que a Grécia era insignificante em termos militares e acabaram levando um cacete dos gregos. Precisaram chamar os alemães para resolver a parada.
Mas talvez esse fato nem seja tão significante, já que os italianos sofreram até mesmo quando atacaram a Etiópia...

5 de fevereiro de 2013 às 11:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Na segunda guerra mundial os italianos também acharam que a Grécia era insignificante em termos militares e acabaram levando um cacete dos gregos. Precisaram chamar os alemães para resolver a parada.
Mas talvez esse fato nem seja tão significante, já que os italianos sofreram até mesmo quando atacaram a Etiópia..."


sim, isto é verdade.
a Itália mussoliniana, militarmente era anedótica, uma coisa rídicula mesmo.
humilhação em cima de humilhação, tiveram que se esconder atrás das saias da Alemanha para não levarem mais no corpo.

não estou a dizer que a Itália era má em tudo, ou que não prestava para nada.
mas nesse aspecto...enfim.

6 de fevereiro de 2013 às 06:13:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home