terça-feira, setembro 04, 2012

GANGUE DE ORIGEM MAIORITARIAMENTE TERCEIRO-MUNDISTA EFECTUOU ASSALTOS NO VALOR DE UM MILHÃO

Altamente profissional, o grupo de cinco homens, anteontem detido pela PJ do Porto, vigiava, durante um mês, as rotinas de todas as ourivesarias que queria assaltar. Depois de concretizar o roubo, o gang composto por um espanhol, um colombiano, um argentino e dois uruguaios, fugia para Barcelona, Espanha, onde derretia o ouro e planeava um novo assalto. Ontem foram presentes a um juiz de instrução, no Porto, e vão aguardar julgamento na cadeia.
A forma de actuar do grupo – que as autoridades suspeitam que seja composto por mais pessoas e que actue por toda a Europa – era sempre a mesma: entravam na ourivesaria, ameaçavam o ourives, sequestravam-no para que não pudesse reagir e levavam todos os artigos. Foi assim, em 2009, numa loja da avenida da República, em Gaia; em 2010, emFamalicão e, há cerca de 15 dias, na rua 5 de Outubro, em Vila do Conde. Nos roubos, o grupo teráarrecadado mais de um milhão de euros.
A PJ acredita que o grupo tenha realizado também vários furtos a casas, de onde levavam apenas ouro, e carjackings – sempre a carros de gamas altas. Os detidos, todos com mais de 30 anos, vinham apenas a Portugal para assaltar.