quarta-feira, julho 06, 2011

SOBRE O CRESCIMENTO DA EXTREMA-DIREITA FRANCESA NA INTERNET

O jornal francês Le Monde noticiou um estudo recente segundo o qual está a aumentar notoriamente a actividade da Extrema-Direita na Internet. Em França, os blogues deste (vasto e diverso) quadrante político passou de 5,2% da blogosfera para 12,5%.
Neste campo, os jornalistas incluíram diversas ideologias e posturas políticas:

- identitários etno-diferencialistas: promovem uma visão etno-diferencialista, em total oposição à mestiçagem e fortemente anti-islâmica; quer uma grande Europa das «pátrias carnais», que os jornalistas resumem como uma Europa-continente branco; o Bloc Identitaire é, nesta família política, o que dá mais que falar e o mais activo na Internet, pois que, para os seus militantes, a Internet é uma arma política de primeira importância e devem utilizá-la ao máximo;

- nacional-revolucionários: os NR definem-se como nacionalistas, anti-capitalistas (sem a luta de classes) e anti-comunistas, anti-americanos na medida em que rejeitam o sistema liberal cosmopolita e violentamente anti-sionistas; uma das suas organizações na Internet é a Egalité e Réconciliation, de Alain Soral; outro é o VoxNR, de Christian Bouchet, líder regional da Frente Nacional (FN);

- anti-islamocratas (classificados sob o título de «Choque de Civilizações»), que os jornalistas definem assim: «o racismo hierárquico cedeu terreno ao racismo cultural que insiste na teoria do choque de civilizações», o que por acaso não tem assim grande corno a ver, uma vez que os anti-islamistas do tipo Robert Spencer sempre se demarcaram de qualquer espécie de racismo, mas é verdade que tudo o que seja «discriminar» entre grupos de raiz (étnicos, religioso-civilizacionais) é de Direita; dizem ainda os jornalistas que estes anti-islamocratas «centram-se no Islão e na sua suposta incompatibilidade com os valores que se diz formarem a fundação do espaço europeu. Para os mais virulentos, uma proibição da expressão do Islão na Europa é vista como uma necessidade»;

- neo-conservadores: estão na fronteira entre a Direita e a Extrema-Direita; economicamente ultra-liberais, invocam frequentemente o nome do antigo presidente norte-americano Ronald Reagan e apoiam a ideia de que o Ocidente tem uma missão civilizadora; estão próximos dos sítios internéticos do tipo «choque de civilizações» e apoiam a linha dura da Direita israelita, que eles consideram como um posto avançado do Ocidente num Médio Oriente islamizado;

- tradicionalistas e fundamentalistas católicos: se o que os une é a hostilidade ao Concílio Vaticano II, a homofobia, a oposição ao aborto, à eutanásia e à República, alguns deles tendem entretanto para posições de virulento e obsessivo anti-judaísmo.

O autor do site inglês do qual retiro a maior parte deste texto ironiza sobre os critérios que levam os jornalistas a excluir da Extrema-Direita os fundamentalistas muçulmanos: «digamos, teoricamente, que um católico em França fizesse um blogue a opôr-se à homossexualidade e ao aborto e depois se convertesse ao Islão e continuasse a dizer exactamente as mesmas coisas, então o seu blogue deixaria de ser classificado como de "Extrema-Direita"».

Ora o que o inglês não percebe é que a noção de Extrema-Direita implica sempre um sentido de exaltação da diferença colectiva em relação ao Outro alógeno, mas alógeno de raiz, seja por motivo racial, étnico ou civilizacional-religioso. E o ocidental que se convertesse ao Islão deixaria de se demarcar do grande Outro que é o Islão, pelo contrário, passaria a dele fazer parte.
Agora, uma coisa é certa: mercê da confusão de valores colocada pela presença do Cristianismo na cultura europeia, há inevitavelmente confusões deste tipo. É por isso que alguma, demasiada, Extrema-Direita europeia continua a fazer suas algumas bandeiras que não são necessariamente europeias nem correspondem propriamente ao que se chamaria um «espírito de Direita», tais como a forte oposição à eutanásia, ao aborto e à educação sexual, que são, na verdade, bandeiras da Cristandade. É por se continuar demasiadas vezes a considerar que o Cristianismo constitui um dos pilares senão mesmo o grande pilar espiritual do Ocidente - cada vez menos se pensa assim, felizmente - que depois há mal-entendidos e lutas internas que não teriam razão de ser se fosse percebido que uma coisa é a Europa outra é o Cristianismo, como até alguns sacerdotes percebem. Não sou dado a metáforas matemáticas, mas aqui pode dizer-se que a equação Identidade-Europeia nunca bate certo quando algum x ou y é o Cristianismo.

Interessante é também a abordagem que o intelectual francês de Extrema-Direita e euro-deputado da FN Jean-Yves Le Gallou elabora a respeito do potencial da Internet como veículo de propaganda nacionalista, como que combatendo fogo com fogo na medida em que recorda o exemplo do intelectual de Extrema-Esquerda italiano Antonio Gramsci, segundo o qual o melhor meio de alcançar o Poder político era o controlo do meio cultural.
Basicamente (podeis ler, em Francês, o texto de Le Gallou aqui), Le Gallou diz:
- Ponto um: os instrumentos usados para influenciar a opinião pública nunca foram tão fortes;
- Ponto dois: o surgimento da Internet muda o jogo na medida em que é um meio para que a «maioria silenciosa» se mobilize contra as elites, é um meio para «contrariar o silêncio dos média e a demonização da Extrema-Direita», permite à «periferia vingar-se do centro». E, nisso, acerta em cheio. Aliás, é mesmo esse o motivo que tem levado certa cambada merdiática cá do burgo a querer exercer censura na Internet - a cambada merdiática do sistema não quer perder o seu monopólio do controlo da informação porque sabe que perdendo esse monopólio tornar-se-á mais difícil levar a cabo a sua aberrante missão de evangelização mundialista ou lavagem cerebral anti-racista sobre as populações. Esta elite cultural do sistema sabe que «longe da vista, longe do coração», pelo que quanto mais evitar que se falem de certas realidades relativas aos problemas da imigração em massa, menos as pessoas comuns terão tempo para pensar nelas, porque entretanto têm de se preocupar com o trabalho, com a crise, e depois com a tonelada de informação alienante que lhe espetam pelo televisor adentro, sobre os resultados do futebol, as mamas da Juliana Vanessa ou as coscuvilhices de uma prostituta qualquer e de um mafioso da bola. Pelo meio é capaz de se lembrar da sova que viu ser dada por dez negros a um cidadão, para lhe roubarem a carteira, mas como isso não aparece na televisão, e os grandes políticos nem sequer falam disso, enfim, é coisa de somenos importância, não é um «assunto sério», ou se calhar é mas mais vale não falar nisso que ainda lhe chamam racista e se calhar o patrão não gosta e da próxima vez que precisar de despedir alguém já sabe e olha agora come o hamburguer e olha o puto está a chamar e a mulher a gritar na cozinha e a 342ª temporada do CSI LasVegas/NovaIorque/Chicago/Londres/Trafaria/QueluzdeBaixo está a começar, chiu, vamos ver...

Resta aos Nacionalistas lançar o brado de alerta, agora e sempre: «Hannibal ad portas» - «Delenda Carthago!»

Ou, dito de modo mais acessível para quem tenha esteja mais americanizado - «não é a Economia, estúpido, é a Europa!»

32 Comments:

Anonymous Anónimo said...

os budistas também são contra a eutanásia.

6 de julho de 2011 às 05:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O ALCORAO FOI INVENTADO NO SECULO 18.

6 de julho de 2011 às 05:35:00 WEST  
Blogger Rio sur Seine said...

Concretamente na internet francesa a extrema direita é esmagadormente o primeiro partido político. Usar o termo de "crescimento" até dà vontade de rir, na medida onde é mais uma tentativa para esconder esse facto, dando a ilusão que as outras sensibilidades são ainda mais representadas.

De outra parte, os utilizadores da internet sem serem de extrema direita mas partilhando ideias e valores comuns assim como pontos de vista sobre certos assuntos, são muito importantes.

Os outros partidos políticos têm gastado milhões de euros dos nossos impostos, na criação de sítios sem nenhum sucesso, com uma incompetências tremenda, tal como são largamente burlados pelo os conceptores de sítios cujo as faturações são absolutamente astronómicas, assim depois de terem gastado tantos milhões (são mesmo milhões) após 6 meses de funcionamento, fecham.

O principal alvo do nacionalismo são os médias do sistema, jornais, rádios e televisão, toda a rede de informação, porque hoje em França não existe jornalismo independente (mesmo que dizem o contrário ), é tudo jornalismo de propaganda política e pagos para servirem o sistema).

6 de julho de 2011 às 12:18:00 WEST  
Anonymous F. Malinowski said...

If you ever happened to watch 'Inside Job', you´ll see how the rating agencies - like Moody´s or Fitch - gave Lehmann Brothers AAA rating days before that institution went bankrupt. As their representatives said in the Congressional hearings, the rating agencies only give "opinions". They are currently under investigation by the US authorities. These so-called 'agencies' wish to create uncertainty to give room for trading profits. They´re nothing but a criminal organization in disguise with complete and utter disregard for different economic realities. In other words, a finantial and imperialist tool designed to ruin and overwhelm 'rival' economies around the globe.

6 de julho de 2011 às 13:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O nacionalismo cresce em toda a europa, menos em Portugal, o que é uma pena. O problema do nacionalismo Português é bem diverso do da restante europa. Custa-me muito dizer isto, mas é verdade, somos um povo demasiadamente ignorante e convencido. A ditadura não nos prejudicou só a nível económico mas também a nível cultural. E com ditadura não me refiro à do antes do 25 da silva, mas sim à do pós 25 da silva, esclareça-se. Mas o nacionalismo Português enferma de outros problemas que não são de fácil resolução, como sejam o caso da incúria instalada na sociedade portuguesa a todos os níveis. É que ser-se governado há 37 anos por bandidos e filhos da putas tem os seus custos, e no caso de portugal eles estão bem à vista.

6 de julho de 2011 às 14:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, já tinhas visto esta notícia?

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/07/dinamarca-reativa-controle-de-fronteiras-e-gera-protestos-na-europa.html

6 de julho de 2011 às 15:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, achas mesmo que o nacionalismo nao esta a crescer em Portugal!

Como esta o nosso nacionalismo em relação ao resto da Europa!

6 de julho de 2011 às 17:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Cada vez menos influência do Cristianismo, mas certamente nenhuma influência do paganismo. Isso é garantido.

6 de julho de 2011 às 17:54:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Alto lá... então afinal a todo-poderosa Maçonaria já não é pagã? Ehehehehh...

6 de julho de 2011 às 18:15:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já agora, o Paganismo, mas a sério, cresce a olhos vistos em todo o Ocidente.

Porque, no fundo, a Alma Europeia é pagã ou então não existe.

6 de julho de 2011 às 18:16:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Caturo, achas mesmo que o nacionalismo nao esta a crescer em Portugal!»

Eu acho que está a crescer, e os números das votações do PNR têm-no demonstrado. Não cresceu foi ainda tanto como em certos países europeus, mas isso é uma questão de tempo.

6 de julho de 2011 às 18:17:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«os budistas também são contra a eutanásia.»

Os antigos Gregos e Romanos não eram - e é isso que interessa. Tudo o resto é acessório.

6 de julho de 2011 às 18:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Cresce a olhos vistos? New Age? Hahahaha. Ok, combinado. :)

6 de julho de 2011 às 18:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«porque hoje em França não existe jornalismo independente (mesmo que dizem o contrário ), é tudo jornalismo de propaganda política e pagos para servirem o sistema).»

como em portugal.

6 de julho de 2011 às 18:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo disse...
«os budistas também são contra a eutanásia.»

Os antigos Gregos e Romanos não eram - e é isso que interessa. Tudo o resto é acessório.

6 de Julho de 2011 18h18min00s WEST


pagão hindu - Ministro indiano diz que homossexualidade é "doença"

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1897606

6 de julho de 2011 às 19:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«A more complex explanation was first put forward by Darwin in 1876, who described a biological phenomenon called heterosis or hybrid vigour.
This predicts that cross-breeding will lead to offspring that are genetically fitter than their parents.»

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1265949/Mixed-race-people-attractive-finds-British-study.html

6 de julho de 2011 às 19:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«anti-ex-ariano disse...
"Sonho que vão todos para o Médio Oriente, que é o seu devido lugar. Na Europa não deveria haver dogmas do deserto nem escravos de Javé/Jesus"

MAS DEPOIS DE VOTAREM NO PNR?»

O ANTI-EX-ARIANO AINDA NÃO RESPONDEU À MINHA PERGUNTA.

6 de julho de 2011 às 19:37:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Cresce a olhos vistos? New Age?»

Por acaso nos países onde o Paganismo mais cresce são aqueles onde o New Age tem menos influência.

6 de julho de 2011 às 19:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

DEPORTAÇÃO!


Muslims Against the Crusades are demanding three sharia emirates, Bradford, Dewsbury and Tower Hamlets in East London

http://www.jihadwatch.org/2011/07/uk-islamic-group-calls-for-sharia-in-three-muslim-areas.html

6 de julho de 2011 às 20:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Certo. Sonhar todos nós sonhamos, amigo. :)

6 de julho de 2011 às 20:59:00 WEST  
Blogger Caturo said...

E o sonho comanda a vida, camarada...

http://en.wikipedia.org/wiki/Neopaganism#Demographics


;)

6 de julho de 2011 às 21:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E por falar nisto, Caturo, já encontraste algum outro blogue nacionalista pagão francês? Ainda não encontrei um que esteja activo, somente aquele que me indicaste. É a peça que falta para "limpar" o peso católico do nacionalismo por lá.

6 de julho de 2011 às 23:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Egypt likely responsible for Europe’s E. coli outbreak

CAIRO: European investigators on Tuesday said that one shipment of fenugreek seeds from Egypt is the likely culprit for the E. coli outbreak in Germany that has already killed 49 people and led to a smaller outbreak in neighboring France.


Some 4,000 people in Europe and North America have been infected in two outbreaks of E. coli infection – one centered in northern Germany and one focused around the French city of Bordeaux.

Almost all of those affected in the first outbreak – the deadliest on record – lived in Germany or had recently traveled there. The infection has killed 48 people in Germany and one person in Sweden.

“The analysis of information from the French and German outbreaks leads to the conclusion that an imported lot of fenugreek seeds which was used to grow sprouts imported from Egypt by a German importer is the most common likely link,” the EFSA said in a statement.

It added that the contamination of the seeds with a highly toxic strain of E. coli had taken place “at some point prior to leaving the importer.”


HAMBURG IS THE EPICENTER OF THE DEADLIEST E. COLI OUTBREAK

6 de julho de 2011 às 23:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Aliás, os camaradas Rio sur Seine, Titan e Anti-ex-ariano poderiam também criar blogues nacionalistas.

Se até o parvo do Ex-ariano escreve um blogue, porque não eles? Calharia bem como um reforço na blogosfera nacionalista lusa.

7 de julho de 2011 às 00:25:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«E por falar nisto, Caturo, já encontraste algum outro blogue nacionalista pagão francês?»

http://intelligencepaienne.blogspot.com/

7 de julho de 2011 às 00:44:00 WEST  
Blogger Rio sur Seine said...

O problema do nacionalismo Português é bem diverso do da restante europa.

O problema do nacionalismo português é igual ao outros, está parasitado por skinheads e outros NS, assim as pessoas mesmo que partilham certas ideias nacionalistas não vão querer associarem-se com gente dessa.

Em França o Front National estava no principio do ano passado a 11% e assim que chegou Marine Le Pen chegou no fim do ano a 23%, isso diz muita coisa.

7 de julho de 2011 às 11:59:00 WEST  
Blogger Anti-ex-ariano said...

"Sonho que vão todos para o Médio Oriente, que é o seu devido lugar. Na Europa não deveria haver dogmas do deserto nem escravos de Javé/Jesus"

MAS DEPOIS DE VOTAREM NO PNR?»


O ANTI-EX-ARIANO AINDA NÃO RESPONDEU À MINHA PERGUNTA.


A pergunta não faz sentido por duas razões:

1. Eu estava a referir-me aos beatos (católicos fervorosos), não ao católico médio. O meu nojo é para com os proselitistas, não para com as pessoas que seguem a sua religião sem chatear ninguém. Já em relação aos muçulmanos e aos judeus não digo o mesmo, por uma simples razão: eles não são portugueses étnicos.

2. Além disso, o próprio presidente do PNR é católico e o Anti-ex-ariano não deixa de votar nele por isso. Porque o Anti-ex-ariano sabe separar o essencial e prioritário do meramente acessório.

É óbvio que a minha objecção ao catolicismo é de índole estritamente moral/filosófica. O que eu quero é que o credo vá para o deserto, não que todos os seguidores do credo vão literalmente para o deserto.

Se fosse expulsar todos os católicos portugueses, expulsava 80 a 90% da população, entre praticantes e não-praticantes. A minha guerra é de índole racial, não é de carácter espiritual ou religioso.

A minha objecção ao Cristianismo apenas resulta do facto de a doutrina cristã favorecer a iminvasão.

Ah, sim, e também porque o Cristianismo é claramente um chorrilho de mentiras mal pegadas.

7 de julho de 2011 às 18:11:00 WEST  
Blogger Anti-ex-ariano said...

Anónimo disse...
«Aliás, os camaradas Rio sur Seine, Titan e Anti-ex-ariano poderiam também criar blogues nacionalistas.»

Escrever blogues cativantes que atraiam muitas pessoas para a nossa causa requer alguma arte e muita dedicação.

O Gladius é um dos melhores que conheço, justamente porque o seu dono investe nele grande parte do seu tempo. Há aqui muito trabalho árduo entre pesquisa, recolha de informação e edição de texto. Isto não é nenhuma brincadeira.

Eu pessoalmente, como passo muito tempo em viajem, não teria condições para actualizar um blogue diariamente, ou mesmo semanalmente. E isso é condição sine qua non para que um blogue funcione.

Mas não te preocupes, um há já uns tempos que ando com ideias de criar videos nacionalistas no YouTube. Tenho a sensação que poderá resultar porque vejo muitos casos de canais que, embora não sejam actualizados periodicamente, mantêm um número de visualizações tendencialmente crescente.

Brevemente direi mais.

Entretanto, porque é que TU não começas a escrever num blogue?

7 de julho de 2011 às 18:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

é claramente um chorrilho de mentiras mal pegadas.

SÓ SE FÔR O QUE DISSESTE:


A pergunta não faz sentido por duas razões:

1. Eu estava a referir-me aos beatos (católicos fervorosos), não ao católico médio. O meu nojo é para com os proselitistas, não para com as pessoas que seguem a sua religião sem chatear ninguém.





Sonho que vão todos para o Médio Oriente, que é o seu devido lugar.

7 de julho de 2011 às 20:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Let disabled people choose death, says MSP Margo MacDonald»

http://www.christian.org.uk/news/let-disabled-people-choose-death-says-msp/

7 de julho de 2011 às 21:38:00 WEST  
Blogger Anti-ex-ariano said...

Adorador do Judeu Morto disse...
«é claramente um chorrilho de mentiras mal pegadas.

SÓ SE FÔR O QUE DISSESTE:

Sonho que vão todos para o Médio Oriente, que é o seu devido lugar.»


Epá, já pareces o ex-ariano a citar certas passagens ignorando deliberadamente o contexto em que foram proferidas.

Será que não te lembras do que tu (ou outro anónimo qualquer) escreveste/escreveu antes de eu ter escrito isso?

Eu relembro-te, disseste/disse:

«este está a sonhar com beatos.»

Por isso, quando eu respondi "sonho que vão todos para o Médio Oriente", obviamente que não estava a referir-me a todos os cristãos, mas sim a todos os beatos.

Podes ir lá ver outra vez, se não acreditas:

http://gladio.blogspot.com/2011/06/jovens-muculmanos-insultam-europeus.html

De resto, o PNR tem certamente bem mais cristãos (a começar pelo seu presidente) do que pagãos ou ateus. Por isso, se alguém pudessde ser expulso do país na eventualidade de o partido ser tomado por fanáticos e vencer as eleições, dificilmente isso ocorreria por essa pessoa ser cristã.

Mais depressa seria expuslo eu (por ser ateu) ou o camarada Caturo (por ser pagão).

7 de julho de 2011 às 21:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Por isso, quando eu respondi "sonho que vão todos para o Médio Oriente", obviamente que não estava a referir-me a todos os cristãos, mas sim a todos os beatos."

pois, pois...

9 de julho de 2011 às 21:09:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home