quarta-feira, agosto 05, 2009

LEGA NORD QUER QUE OS PROFESSORES MERIDIONAIS SAIBAM FALAR A LÍNGUA DO NORTE ITALIANO

Em Itália, a Lega Nord, partido nacionalista separatista da Lombardia, mas que faz parte do governo, propôs um teste para avaliar o conhecimento que os professores têm da língua e da cultura da região onde têm de dar aulas.

Diz a Lega Nord que é impossível que tantos professores do Sul estejam colocados no Norte.

A polémica causada foi intensa, as críticas que atraiu foram ferozes, mas a salvaguarda da sua coerência ideológica ficou bem à vista - porque de facto não há nacionalismo sério sem uma dimensão linguística.

109 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A seca já é tanta...

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=144393


"‘Seguro’ de Verão
Lufthansa devolve dinheiro a alemães caso chova em Portugal "

5 de agosto de 2009 às 23:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É ISSO AÍ; CHEGA DE MOURO E SARRACENO DO SUL MIGRANDO PRO NORTE..!!

6 de agosto de 2009 às 03:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

OU MAIS GERAL AINDA E KE SIRVA PRA AMBOS OS HEMISFÉRIOS: CHEGA DE MERDAS DAS BAIXAS LATITUDES E LONGITUDES SIMIESCAS A IR DESTRUIR AS LATITUDES HUMANOIDES..!!

6 de agosto de 2009 às 03:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

*E LONGITUDES

6 de agosto de 2009 às 03:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E ANTES SE PRESERVASSEM O DNA ANTES DA LINGUA..!!

6 de agosto de 2009 às 03:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

SE PREOCUPAM TANTO EM IMPOR UM DIALETO PADRÃO(KE NEM SEMPRE É O MAIS PURO..), KE SE ESKECEM DO ADN..!!

6 de agosto de 2009 às 03:10:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"É ISSO AÍ; CHEGA DE MOURO E SARRACENO DO SUL MIGRANDO PRO NORTE..!!"

lol

6 de agosto de 2009 às 03:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

lol

KRA KRA KRA..!!

6 de agosto de 2009 às 03:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É ISSO AÍ; CHEGA DE MOURO E SARRACENO DO SUL MIGRANDO PRO NORTE..!!

Vai-te lixar, brasuca ressabiado.

6 de agosto de 2009 às 10:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"É ISSO AÍ; CHEGA DE MOURO E SARRACENO DO SUL MIGRANDO PRO NORTE..!!"

lol


Não sei porque é que estás-te a rir, se és português.

6 de agosto de 2009 às 10:44:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Está-se a rir porque acha que não é português, é «galaico», ehhehehheh... está-se a rir porque diz que quando vai ao Algarve não gosta «daquilo» que lá vê e só se sente bem na companhia dos turistas ingleses e holandeses, porque o resto, ai credo, povinho mouro (não estou a inventar nada, o sujeito de quem se fala disse mesmo isto).

6 de agosto de 2009 às 11:09:00 WEST  
Anonymous Thor said...

vocês são tão idiotas que nem perceberam que o brasileiro estava a falar dos italianos do Sul migrarem para o Norte da Itália...
não era de portugueses...mas enfiaram logo a carapuça.

cambada de tristes...

6 de agosto de 2009 às 11:43:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Idiota és tu, e um idiota desonesto que pensa que atira areia aos olhos dos outros. Já se sabe há muito tempo que o brasucagueiro inclui os Portugueses nesse grupo de «mouros» da Europa meridional, e tu até gostas, porque, como traidor de merda que és, demarcas-te dos Portugueses porque achas que se disseres que és galaico que estás «safo» da Portugalidade.
Metes nojo.

6 de agosto de 2009 às 11:48:00 WEST  
Anonymous Thor said...

vejo que continuas a confundir estados com etnias...
porque eu não acho que não sou português. claro que sou!

6 de agosto de 2009 às 11:52:00 WEST  
Anonymous Thor said...

o anónimo é que veio perguntar porque é que rio de uma piada sobre os italianos do Sul se sou português, ou seja, o anónimo é que relaciona portugueses com mouros e italianos do Sul, não sou eu.
e é falso que o brasileiro inclua todos os portugueses nos tais "mouros".

6 de agosto de 2009 às 12:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"o anónimo é que veio perguntar porque é que rio de uma piada sobre os italianos do Sul se sou português, ou seja, o anónimo é que relaciona portugueses com mouros e italianos do Sul, não sou eu."

Talvez porque esse anónimo viu que o recado do brasuca neurótico também era para os portugueses que ele também considera mouros ou mourish (que dá mais estilo).

"e é falso que o brasileiro inclua todos os portugueses nos tais "mouros"."

Tem se visto isso cada vez que um português discorda dele.

6 de agosto de 2009 às 12:21:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Talvez porque esse anónimo viu que o recado do brasuca neurótico também era para os portugueses que ele também considera mouros ou mourish (que dá mais estilo)."

ou seja...capuz enfiado.

6 de agosto de 2009 às 12:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"ou seja...capuz enfiado."

Ou perceber como o brasuca funciona.

6 de agosto de 2009 às 12:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Isto tem particular piada, porque um dos movimentos nacionalistas (assim designado por toda a historiografia) da Época Contemporânea foi precisamente o da unificação de Itália. Agora chegaram à conclusão que não são uma Nação. Dentro em breve vão começar a perceber que as comunidades políticas existem por razões históricas definidas e transitórias, não por motivos de «Essência»(1): é só dar-vos um tempinho para reflectir...

______
(1)«Essência» que nem vocês sabem ao certo qual é. Arrolam uns quantos caracteres arbitrariamente seleccionados e sobre os quais nunca houve concordância e histórica, e «eis a Nação». Uma patetice pegada...

6 de agosto de 2009 às 21:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ERRATA: Leia-se «um dos mais importantes movimentos nacionalistas...»

6 de agosto de 2009 às 21:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Dentro em breve vão começar a perceber que as comunidades políticas existem por razões históricas definidas e transitórias, »

Só tu é que não percebeste que uma Nação NÃO É «uma comunidade política que exista por razões históricas definidas e transitórias». E isso sim, é verdadeiramente patético.

6 de agosto de 2009 às 21:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vais dizer que é uma comunidade linguística e fazer de conta que a harmonização linguística não é imposta de cima para baixo? Vais dizer que é uma comunidade folclórica e presumir que o folclore dos vários países é o mesmo desde (sejamos bonzinhos...) o séc. XVII que seja? Vais dizer que é uma comunidade étnica - e se sim, vais explicar porque motivo gente etnicamente igual a qualquer português nunca seria aceite como tal pelos que cá vivem? Ou vais dizer que a nação é o «tipo conglobante» das três coisas, a ver se alguém acredita que desde a noite dos tempos no território português sempre se falou uma língua só, sempre houve o mesmo folclore, e que por mor da homgeneidade étnica houve sempre a noção de unidade comunitária que tem de estar subjacente às nações? E de caminho: porque é que a tua concepção étnica de nacionalidade há-de ser melhor do que a de quantos consideram uma nação «o soberano dos Estados democráticos»? Ou os que a consideram «uma comunidade prosseguindo o seu aperfeiçoamento e perpetuação sob uma mesma autoridade»? Ou «uma comunidade com aspirações futuras e raízes históricas»? Todas estas concepções de nação existem e procedem. Podes até lançar mão do significado original do étimo natio: mas se o fizeres tens de aceitar expressões como «o meu tio é epíscopo [supervisor] numa fábrica» ou «Fulano é o badameco [alguém que acompanha sempre] de Sicrano». Os conceitos não são estrita etimologia, mudam. Mudam até às raízes, subvertem-se. E porquê? Porque estão vivos, e tudo o que está vivo muda, altera-se, interage e não permanece o que é, podendo (aliás, vindo inclusivamente a ser, porque esse é o processo) ser num momento a antítese do que era noutro. Alguém acha que os portugueses de hoje, cuja língua em nada se assemelha ao romance hispânico, cujas tradições mais remotas são reconstituições oitocentistas de práticas medievais e estadonovismos diversos, que olham para os ucranianos e os espanhóis com o mesmo desdém que têm pelos senegaleses, são a mesma nação do tempo do Viriato? Defenderes isso tendo formação em História é de um ridículo que roça a atrocidade.

6 de agosto de 2009 às 22:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E cumpre reter aqui que nada disseste sobre o facto de o movimento de unificação de Itália ser considerado unanimemente um movimento nacionalista pela historiografia, e haver agora um partido político que exige a libertação da Lombardia. Querem lá ver que só se aperceberam agora, 140 anos depois, que afinal eram diferentes? Ou foi a tua iluminada concepção de Nação que os fez ver a Verdade?

6 de agosto de 2009 às 22:23:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Vais dizer que é uma comunidade linguística e fazer de conta que a harmonização linguística não é imposta de cima para baixo?»

Confundes harmonização linguística com LÍNGUA nacional. A língua não se impõe com duas cantigas, e no caso do extremo ocidente da Ibéria muito menos.



«Vais dizer que é uma comunidade folclórica e presumir que o folclore dos vários países é o mesmo desde (sejamos bonzinhos...) o séc. XVII que seja?»

Não preciso de presumir que é o mesmo (novamente, o desvio da conversa para o absoluto, sabendo que nada na vida é absoluto, muito menos o ser humano) - basta-me notar que diversos aspectos do folclore contemporâneo são herdados de há mais de dois milénios.



«Vais dizer que é uma comunidade étnica»

Correcto.



«e se sim, vais explicar porque motivo gente etnicamente igual a qualquer português nunca seria aceite como tal pelos que cá vivem?»

Como assim?...



«Ou vais dizer que a nação é o «tipo conglobante» das três coisas, a ver se alguém acredita que desde a noite dos tempos no território português sempre se falou uma língua só,»

A língua fala-se aqui desde pelo menos a antiguidade lusitano-romana. Aí, pelo menos, começa a formar-se a Nação Lusa, se não tiver nascido antes.



«e que por mor da homgeneidade étnica houve sempre a noção de unidade comunitária que tem de estar subjacente às nações?»

Do pouco que se sabe, observa-se que já bem antes de Afonso Henriques havia em Portuscale um combate pela independência.



«E de caminho: porque é que a tua concepção étnica de nacionalidade há-de ser melhor do que a de quantos consideram uma nação «o soberano dos Estados democráticos»?»

Porque isso de que agora falaste não se chama nação mas sim pátria.



«Ou os que a consideram «uma comunidade prosseguindo o seu aperfeiçoamento e perpetuação sob uma mesma autoridade»?»

Pois, era porreiro que eu pensasse assim, para depois vires com o argumento de há bocado, não era? :) Mas não. A Nação não é uma criação humana, uma comunidade organizada e orientada. É, isso sim, um dado natural. Não é criada por ninguém, forma-se naturalmente.



«Ou «uma comunidade com aspirações futuras e raízes históricas»?»

Porque isso, repito, é uma pátria, e, no caso, com laivos totalitários.



«Todas estas concepções de nação existem e procedem.»

A minha também.



«Podes até lançar mão do significado original do étimo natio: mas se o fizeres tens de aceitar expressões como «o meu tio é epíscopo [supervisor] numa fábrica» ou «Fulano é o badameco [alguém que acompanha sempre] de Sicrano». Os conceitos não são estrita etimologia,»

Isso é, mais uma vez, cometer o erro muito frequente em certos analistas da História: do mesmo modo que dizem que não há nacionalismos antes do século XVIII, também dizem que «ah, as palavras mudam de sentido».

Mas o que não entendem é que em primeiro lugar há realidades, que vemos - as palavras servem para as designar. Não lhe chames Natio se te confunde, chama-lhe Estirpe, Povo, Grei, um pirolito, não interessa: é uma gente com uma identidade racial e étnica desde há pelo menos dois milénios, se não mais, e é isso que interessa defender. Tudo o resto - política, conceitos - é secundário e meramente instrumental. Não é o Povo que serve o Estado, é o Estado que serve o Povo, ou então não passa de uma ferramenta totalitária nas mãos de uma elite apátrida.

6 de agosto de 2009 às 23:17:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Mudam até às raízes,»

Não, não mudam até às raízes. Quando se muda a raiz, acabou, substitui-se a coisa.



«Porque estão vivos, e tudo o que está vivo muda, altera-se,»

Também não pega. Um rosto humano muda muito ao longo da vida, mas é sempre o mesmo, tem sempre os mesmos traços.



«não permanece o que é, podendo (aliás, vindo inclusivamente a ser, porque esse é o processo) ser num momento a antítese do que era noutro»

Nunca, jamais, em tempo algum.



«Alguém acha que os portugueses de hoje, cuja língua em nada se assemelha ao romance hispânico,»

A língua deriva claramente do Romance hispânico, ainda hoje isso é óbvio, passados mais de mil anos - aliás, é de tal modo óbvio que um português médio consegue entender o que diz um norte-italiano que fale devagar e, com pouco esforço, entender até mesmo um texto em Latim tardio.



«cujas tradições mais remotas são reconstituições oitocentistas»

Erro crasso. As tradições mais remotas têm franco aspecto lusitano-romano.



« que olham para os ucranianos e os espanhóis com o mesmo desdém que têm pelos senegaleses,»

Quem? Só se fores tu, ou alguém que conheças - porque até o SOS Racismo já se queixou de que os Portugueses são racistas para com os negros e mais simpáticos para com os imigrantes de leste.

6 de agosto de 2009 às 23:17:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«E cumpre reter aqui que nada disseste sobre o facto de o movimento de unificação de Itália ser considerado unanimemente um movimento nacionalista pela historiografia,»

Tenho alguma culpa disso?...



«e haver agora um partido político que exige a libertação da Lombardia. Querem lá ver que só se aperceberam agora, 140 anos depois, que afinal eram diferentes? Ou foi a tua iluminada concepção de Nação que os fez ver a Verdade?»

Provavelmente - porque a verdade vem sempre ao de cima. E, à medida que o tempo passa e os Europeus se vão libertando de certas amarras, há coisas que voltam a ficar nítidas, como o eram há mais de dois mil anos.

6 de agosto de 2009 às 23:19:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«A língua deriva claramente do Romance hispânico, ainda hoje isso é óbvio, passados mais de mil anos - aliás, é de tal modo óbvio que um português médio consegue entender o que diz um norte-italiano que fale devagar e, com pouco esforço, entender até mesmo um texto em Latim tardio.»

E isto diz respeito a um fundo comum que precede o próprio romance hispânico, quanto mais...

6 de agosto de 2009 às 23:27:00 WEST  
Anonymous Thor said...

VIVA PADANIA E LOMBARDIA LIVRES !!!!

6 de agosto de 2009 às 23:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Erro crasso. As tradições mais remotas têm franco aspecto lusitano-romano."

nao fui eu que começei a discussao, mas so queria questionar esta frase.
a maioria das tradiçoes, folclore, etc nao sao do norte acima do douro? portanto a maioria serao galaicas e nao lusitanas nao é?

7 de agosto de 2009 às 08:35:00 WEST  
Anonymous Thor said...

esquece anónimo. em portugal, só há mesmo lugar para lusitanos.
se alguém se disser "lusitano" é bom patriota, bom português, bom nacionalista, etc, etc
se alguém se disser "galaico" ou outra coisa, é traidor, falso português, renega a pátria, bla, bla e mais um chorrilho de disparates a avaliar pelas asneiras do Caturo e do Titan...como se não se pudesse ser as duas coisas ao mesmo tempo.

"lusitano" e português é compativel.
"galaico" e português já não.
como sempre 2 pesos, 2 medidas.

7 de agosto de 2009 às 10:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Thor, eu acho que o problema é mais quando os galaicos desprezam o próprio país e ainda se riem quando os brasileiros também o fazem...
Mas tu lá sabes...

7 de agosto de 2009 às 11:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A Vera, sempre a tocar no ponto, ehhehhehheh...

7 de agosto de 2009 às 13:39:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«se alguém se disser "lusitano" é bom patriota, bom português, bom nacionalista, etc, etc
se alguém se disser "galaico" ou outra coisa, é traidor, falso português, »

É o ex-ariano a adoptar o estilo vitimista de certos negros e outras minorias raciais - «pois, pois, a gente somos discriminados mal aparecemos, mesmo sem fazer mal nenhum...»

É um vitimismo sonso que mete nojo aos cães. Porque a verdade é que NINGUÉM aqui, NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM, falou mal dos Galaicos ou disse que os Galaicos não eram portugueses ou que não interessavam. PELO CONTRÁRIO.

O que acontece é que saloios rancorosos e merdosos que odeiam Portugal SERVEM-SE do pretexto «galaico» como ARMA DE ARREMESSO contra Portugal e contra Lisboa. Fazem questão de deixar claro o seu desprezo pelo País, em particular por certas zonas do País (aquela de dizer que no Algarve só se está bem ao pé dos turistas ingleses e holandeses, que nojo e snobismo piroso, que subserviência tão asquerosa e tuga...), berrando que são Galaicos, batendo no peito, queixando-se de que são oprimidos, e ao mesmo tempo tentando aldrabar a História, num revisionismo igualmente saloio, a dar o cu e oito tostões para arranjar maneira de afastar os Galaicos dos Lusitanos e aproximá-los dos Irlandeses (é mais fino, já que os Lusitanos são, ui, que horror!, do Centro...).

Depois vai-se a ver e não sabem CORNO dos Galaicos, nem tampouco se esforçam por saber, que a História e a Cultura galaicas não lhes interessam mesmo nada, a não ser que sirvam de INSTRUMENTO POLÍTICO para reinvidicar uma diferença inexistente e dividir Portugal.

Depois, quando lhes deitam as tretas por terra, vêm-se queixar «ai, já não se pode ser galaico em paz, só se pode ser lusitano, pois, pois...», espécie de Calimeros do bairrismo manhoso e rancoroso.

7 de agosto de 2009 às 13:47:00 WEST  
Anonymous Thor said...

ficaste nervoso, foi Caturro retornado??
eu nunca berrei, nem bati no peito coisa nenhuma.
tu é que disseste, ainda nesta caixa de comentários (tu e outros) que se fosse galaico não era português (pelo menos o Titan disse-o) e que sou galaico para fugir à "portugalidade". ora, eu nunca neguei que fosse português.
nem tenho nojo do país por inteiro.

quanto à cultura galaica, realmente conheço-a. posso não ser nenhum especialista, mas interesso-me por ela, ao contrário do que dizes.

e quanto a isso do Algarve, pois bem, é a minha opinião. não gosto do Algarve. se isso te choca...temos pena. aguenta.

7 de agosto de 2009 às 14:02:00 WEST  
Anonymous Thor said...

além do mais, se eu não me interesso pelos galaicos, como tu dizes...o que dizer dos outros 99,9% da população??
essa foi para eu me rir, não?? só pode...

7 de agosto de 2009 às 14:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"ora, eu nunca neguei que fosse português.
nem tenho nojo do país por inteiro."

Pelos teus comentários não é bem o que parece... Então se és português e mesmo assim fazes os comentários que fazes e ainda te ris com o brasileiro, querias que te chamassem o quê? Se tu nem és a favor da existência de Portugal...

7 de agosto de 2009 às 14:13:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Pelos teus comentários não é bem o que parece... Então se és português e mesmo assim fazes os comentários que fazes e ainda te ris com o brasileiro, querias que te chamassem o quê? Se tu nem és a favor da existência de Portugal..."


pois não sou. mas sou português à mesma.
e o brasileiro não me afecta, vocês bem querem enfiar-me a carapuça, mas eu não deixo.
a mim faz-me tanta confusão a vossa atitude, como a vocês vos faz a minha.
porque é que dão tanta importância ao brasileiro?!?
se não lhe ligassem ou, pelo menos, não o insultassem, ele já tinha parado há que tempos!
mas vocês acham que alguma vez eu ia ficar ofendido com o brasileiro? ainda por cima, ele diz verdades nuas e cruas que vos custam (eu sei que custam)
e vocês sabem perfeitamente que ele não insulta todos os portugueses, por muito que queiram agora fazer passar essa ideia.
e, olha, mesmo que ele me venha a insultar, eu nunca iria reagir como vocês.

7 de agosto de 2009 às 14:19:00 WEST  
Anonymous Thor said...

a razão pela qual "gosto" do brasileiro, como vocês dizem, é por ter uma atitude muito mais cientifica e mental do que a maioria dos tipos que por aqui andam.
eu não digo que o Caturo é burro ou ignorante. porque não é nada disso.
só que o Caturo é intolerante, dogmático e casmurro.
o Caturo não suporta visões contrárias à dele, nem que toquem nos seus "pontos fracos" e vai daí os argumentos do Caturo começam a descer de nivel, talvez porque o discurso do brasileiro é certeiro e acerta onde mais vos dói...daí o desespero.

7 de agosto de 2009 às 14:23:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«nao fui eu que começei a discussao, mas so queria questionar esta frase.
a maioria das tradiçoes, folclore, etc nao sao do norte acima do douro? portanto a maioria serao galaicas e nao lusitanas nao é?»

Quando se fala em «lusitano», está-se em muitos casos a generalizar, querendo designar as populações pré-romanas. A este respeito, vale sempre a pena lembrar o que disse um dos maiores, senão o maior antropólogo que este País já teve, Leite de Vasconcellos: que o folclore nacional e a língua nacional já vêm do tempo dos Lusitano-Romanos.


Quanto às tradições folclóricas, também a sul do Douro há muitas e antigas... a festa das Maias no Algarve, por exemplo, vem certamente dos tempos da romanidade pagã, tal como as chamadas Xanas/Janas/Jãs, espécie de espíritos femininos da floresta, eventualmente derivadas da Deusa Diana, conhecidas do Algarve às Astúrias, bem como noutros pontos do mundo latinizado.

7 de agosto de 2009 às 14:25:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«ficaste nervoso, foi Caturro retornado??»

Nervoso ficaste tu e não foi pouco, como se viu pela tua resposta, ó «galaico» galinácio...

De resto, escusas de estar a negar porque o que eu disse é conhecido por todos - e até a Vera tocou no ponto antes mesmo de eu falar. :)

7 de agosto de 2009 às 14:26:00 WEST  
Anonymous Thor said...

a Vera o que perguntou foi porque é que me rio com as bocas do brasileiro...
já dei a resposta e é simples: eu tenho uma visão parecida à do brasileiro.
logo, por motivos óbvios, não ia ser hipócrita ao ponto de deixar um suposto "patriotismo" sobrepôr-se à verdade dos factos, à coerência e à honestidade. em nome de quê?? de uma pátria?

7 de agosto de 2009 às 14:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"a razão pela qual "gosto" do brasileiro, como vocês dizem, é por ter uma atitude muito mais cientifica e mental do que a maioria dos tipos que por aqui andam."

eu não falei em "gostar" do brasileiro. eu posso gostar de alguém e não concordar com o que diz, ou não?
E às vezes até acontece com mais frequência do que queria.
concordar e gostar não tem nada a ver.

7 de agosto de 2009 às 14:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tenho que ir. Logo respondo...

7 de agosto de 2009 às 14:29:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"concordar e gostar não tem nada a ver."

neste caso tem, porque concordo com ele em quase tudo.

7 de agosto de 2009 às 14:30:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Pelos teus comentários não é bem o que parece... Então se és português e mesmo assim fazes os comentários que fazes e ainda te ris com o brasileiro, querias que te chamassem o quê? Se tu nem és a favor da existência de Portugal..."


"pois não sou. mas sou português à
mesma."

E é a habitual (in)coerência do ariano/Tyr/Thor.


"e o brasileiro não me afecta,"

Pois não te afecta pois não és português. Podes dizer que és português e coisa tal, mas na realidade o que estás a dizer é que és só formalmente português, e que a tua verdadeira etnia é outra.


"vocês bem querem enfiar-me a carapuça, mas eu não deixo."

Pois, é impossível enviar-te qualquer carapuça que não seja a de galaico.

"a mim faz-me tanta confusão a vossa atitude, como a vocês vos faz a minha.
porque é que dão tanta importância ao brasileiro?!?
se não lhe ligassem ou, pelo menos, não o insultassem, ele já tinha parado há que tempos!"

Pois, nós deviamos ter a atitude cobarde de "dar a outra face", e esperar assim que o brasuca ressabiado cansasse-se de enxovalhar Portugal e os portugueses e os restantes europeus. Estás doido?!


"mas vocês acham que alguma vez eu ia ficar ofendido com o brasileiro? ainda por cima, ele diz verdades nuas e cruas que vos custam (eu sei que custam)"

Pois, os insultos custam sempre aos insultados.

"e vocês sabem perfeitamente que ele não insulta todos os portugueses, por muito que queiram agora fazer passar essa ideia."

Pois, ele quando diz mouriscos só se estás a referir população árabe portuguesa, como se esta alguma existisse. Tanta parvoíce junta!

"e, olha, mesmo que ele me venha a insultar, eu nunca iria reagir como vocês."

Pois, se alguma vez o brasileiro insultar-te tu vais "dar a outra face" pois não queres entrar em
conflito com o teu adorado ídolo.

7 de agosto de 2009 às 15:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

POIS,TENS QUE RESOLVER ESSE PROBLEMA DE IDENTIDADE!

7 de agosto de 2009 às 15:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E SÓ VOU CONTINUAR A CONVERSA QUANDO ME ARRANJARES DUAS TESTEMUNHAS GALAICAS E DUAS LUSITANAS......VIVAS!

7 de agosto de 2009 às 15:43:00 WEST  
Blogger Titan said...

Qual problema de identidade?

7 de agosto de 2009 às 15:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

RECEIO QUE AS 2 TESTEMUNHAS SÓ SEJAM PORTUGUESAS!

7 de agosto de 2009 às 15:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O QUE TU ESTÁS A FAZER ,SE LEVADO A SÉRIO, É A FRATURAR A UNIDADE NACIONAL!!

7 de agosto de 2009 às 15:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

COM AMIGOS ASSIM QUEM PRECISA DE INIMIGOS!!

7 de agosto de 2009 às 15:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

FRATURA QUE NEM SEQUER É REAL!

7 de agosto de 2009 às 15:50:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«se não lhe ligassem ou, pelo menos, não o insultassem, ele já tinha parado há que tempos!»

Mais nojice - o brasucagueiro passa a vida a insultar Portugal sempre que lhe apetece, para «zoar», diz ele, (estranha insistência na «piada»...), e quando lhe respondemos, este galinácio diz que nós é que o insultamos.



«mas vocês acham que alguma vez eu ia ficar ofendido com o brasileiro?»

Pergunta de um descaramento por demais SALOIO.

É ÓBVIO que o galinácio não ia ficar ofendido com o brasucagueiro - é que o brasucagueiro passa a vida a dar graxa à Galécia e a insultar o resto do País. E disso o traidor gosta, e gosta muito. Por conseguinte, vir armar-se em objectivo e neutral a dizer «ai, eu não me ofendo, porque é que vocês se ofendem?», é duma desonestidade verdadeiramente infantil.

Mas se querem ver o galinácio ofendido, é dizerem-lhe que a Galécia não é diferente de Portugal e está mais próxima da Lusitânia do que da Irlanda, aí sim, é vê-lo a espernear. :)

7 de agosto de 2009 às 15:53:00 WEST  
Blogger Titan said...

errata:Pois, ele quando diz mouriscos só se está a referir à população árabe portuguesa, como se esta alguma existisse. Tanta parvoíce junta!

7 de agosto de 2009 às 15:55:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«quanto à cultura galaica, realmente conheço-a. posso não ser nenhum especialista,»

Não queres saber disso para nada, cala-te. Prova disso foi a confiança com que falaste nos escudos redondos dos Lusitanos como garantia de que estes eram Iberos e disseste que os escudos celtas eram compridos, NEM TE LEMBRASTE que as tuas queridas estátuas dos guerreiros luso-galaicos tinham SÓ escudos redondos e pequenos, exactamente como o Estrabão descreve os dos Lusitanos.

E tenho quase a certeza que nem sequer leste CORNO da página que eu e o Oestreminis te indicámos mais do que uma vez com vários artigos dos Celtas na Ibéria.

7 de agosto de 2009 às 15:56:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«pois não sou. mas sou português à mesma.»

Não ligues, Vera, isso é mais manha saloia.

Na verdade, o que o ex-ariano está a dizer com isso é isto: «eu infelizmente sou português no BI, mas na verdade, etnicamente, sou galaico!»

Porque para todos nós só a etnia interessa - e ele diz que não há etnia portuguesa, apenas etnia galaica, e portanto o resto é evidente.

Ele diz que é português EXACTAMENTE DO MESMO MODO que também diz que o Eusébio é português e o Zidane é francês. Não tenhas dúvidas.

Portanto, quando ele tenta afastar as nossas críticas e diz que «ai, não é verdade que eu diga que não sou português», ele está somente a fugir ao assunto.

7 de agosto de 2009 às 16:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«ainda por cima, ele diz verdades nuas e cruas que vos custam»

Verdades... como aquela do MIT 10% negróide que já foi aqui ESMAGADA, mas ele CONTINUA A REPETI-LA acefalamente (que científico...), ou aquela de o Sul ser mourisco, que também já foi AMPLAMENTE REBATIDA COM FACTOS, mas que ele continua, assaz desonestamente, a regurgitar.

É dessas «verdades» que gostas de ler, porque és tão rancoroso e desonesto como ele.

Porque as verdades a sério, as verdades verdadinhas... essas custam mas é A TI, o suficiente para te escangalhar o discurso e te fazer mudar de conversa várias vezes. :)

7 de agosto de 2009 às 16:03:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Pois não te afecta pois não és português. Podes dizer que és português e coisa tal, mas na realidade o que estás a dizer é que és só formalmente português, e que a tua verdadeira etnia é outra.»

Ora... o Titan também o topou. :)

7 de agosto de 2009 às 16:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"neste caso tem, porque concordo com ele em quase tudo."

Sim, mas não tens que gostar. Neste caso gostas, pronto. Mas podias gostar sem concordar. Bom, adiante.

"logo, por motivos óbvios, não ia ser hipócrita ao ponto de deixar um suposto "patriotismo" sobrepôr-se à verdade dos factos, à coerência e à honestidade. em nome de quê?? de uma pátria?"

Então porque te incomoda tanto que te chamem traidor da pátria se até és contra ela?
Não estou a dizer que és ou deixas de ser, é só uma dúvida. A dita coerência.

7 de agosto de 2009 às 16:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"
"e, olha, mesmo que ele me venha a insultar, eu nunca iria reagir como vocês.""

Também te rias, se calhar!
Sinceramente, eu já nem ligo quando ele faz certo tipo de comentários...

7 de agosto de 2009 às 16:20:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O ex-ariano, ofendido?? Naaa... basta que falemos nos Lusitanos sem falarmos dos Galaicos para ele se atirar de imediato ao ar, ahhahhahahahh...

7 de agosto de 2009 às 16:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É MAIS O SINDROMA DE FALTA DE ATENÇAO!!

7 de agosto de 2009 às 16:33:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"NEM TE LEMBRASTE que as tuas queridas estátuas dos guerreiros luso-galaicos tinham SÓ escudos redondos e pequenos, exactamente como o Estrabão descreve os dos Lusitanos."

tu és mesmo muito estupido Caturo. não te cansas de repetir esta merda?
já nem tu acreditas nesta K7 mentirosa...

e não há "guerreiros luso-galaicos"

7 de agosto de 2009 às 20:15:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Então porque te incomoda tanto que te chamem traidor da pátria se até és contra ela?"

porque sou "traidor" a uma coisa que tem importância só para vocês.
é como acusar alguém de ser "traidor" por não gostar de sopa.
não vês como é ridiculo?

7 de agosto de 2009 às 20:16:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"mas na realidade o que estás a dizer é que és só formalmente português, e que a tua verdadeira etnia é outra.»

Ora... o Titan também o topou. :)"


sim, fê-lo tarde, mas fez.
mesmo assim, não entendeu completamente, pois continua convencidissimo de que existe "etnia" portuguesa.

7 de agosto de 2009 às 20:18:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Verdades... como aquela do MIT 10% negróide que já foi aqui ESMAGADA, mas ele CONTINUA A REPETI-LA acefalamente (que científico...), "


correcção. vocês não esmagaram nada, vocês é que continuam a repetir a mesma merda uma e outra vez, ad infinitum, na esperança de fazerem lavagem cerebral.

7 de agosto de 2009 às 20:20:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Mais nojice - o brasucagueiro passa a vida a insultar Portugal sempre que lhe apetece, para «zoar», diz ele, (estranha insistência na «piada»...)"

para ti, chamar "mouros" ao Sul já é insulto...
por acaso, sendo imparcial, quem começa com os insultos a sério são sempre vocês, sempre, sempre.
a começar pelo "brasucagay".
sim, o brasileiro insulta mas em resposta, porque a maioria do tempo contribui para o debate e até discute com os antifas.





", e quando lhe respondemos, este galinácio diz que nós é que o insultamos."

digo e é verdade. vocês insultam-no sempre primeiro. deve ser rarissima a ver que isso não acontece.
tu é que deves ter uma noção de insulto ao contrário.

7 de agosto de 2009 às 20:23:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Porque para todos nós só a etnia interessa - e ele diz que não há etnia portuguesa, apenas etnia galaica, e portanto o resto é evidente."

pronto, então se já percebeste, porque é que insistes em chamar-me "traidor" da pátria???
sou tão traidor como os auto-proclamados "lusitanos", nem mais nem menos.

7 de agosto de 2009 às 20:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«NEM TE LEMBRASTE que as tuas queridas estátuas dos guerreiros luso-galaicos tinham SÓ escudos redondos e pequenos, exactamente como o Estrabão descreve os dos Lusitanos."

tu és mesmo muito estupido Caturo. não te cansas de repetir »

Estúpido és tu se pensas que consegues negar essa evidência. Já devias saber que as tuas manigâncias aqui não pegam. Se te tivesses ao menos lembrado dos escudos redondos das estátuas, não dizias que os Celtas usavam escudos longos, que para ti o que interessa dizer é que os Galaicos eram celtíssimos de todo. :)

7 de agosto de 2009 às 20:29:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«e não há "guerreiros luso-galaicos"»

Vai dizer isso ao Museu Nacional de Arqueologia.

7 de agosto de 2009 às 20:30:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«"Verdades... como aquela do MIT 10% negróide que já foi aqui ESMAGADA, mas ele CONTINUA A REPETI-LA acefalamente (que científico...), "


correcção. vocês não esmagaram nada, »

Correcção - esmagámos SIM, e nem ele rebateu e muito menos tu, que não percebes um corno de genética.

Ponto assente.

7 de agosto de 2009 às 20:31:00 WEST  
Anonymous Thor said...

ah e eu não digo "infelizmente sou português".
o que eu digo é "felizmente sou português, mas infelizmente tenho que partilhar a nacionalidade com muitas etnias."

7 de agosto de 2009 às 20:31:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Mais nojice - o brasucagueiro passa a vida a insultar Portugal sempre que lhe apetece, para «zoar», diz ele, (estranha insistência na «piada»...)"

«para ti, chamar "mouros" ao Sul já é insulto...»

Cala-te que para ti chamar «Lusitanos» aos «Galaicos» é um insulto suficiente para ficares a espernear durante uma semana, que nunca mais te calas, porque entretanto queres fazer crer que os Lusitanos eram «commmpletamente diferentes dos Galaicos» e não queres misturas entre ambos e etc..



«por acaso, sendo imparcial, quem começa com os insultos a sério são sempre vocês,»

Não és imparcial em nada, tu és o cúmulo da parcialidade, logo a começar porque o pouco que vês é com palas. É SEMPRE O BRASUCAGUEIRO a começar as provocações, porque, com o à vontade de preto das favelas, insulta Portugal por tudo e por nada - e tu, merdoso e traidor nojento como és, até gostas.



«a começar pelo "brasucagay".»

Ah, pois, «CUTURO» não é insulto, ehhehheheh...


«sim, o brasileiro insulta mas em resposta, porque a maioria do tempo contribui para o debate e até discute com os antifas.»

Fora as vezes em que apoiou bocas de antifas contra mim.

7 de agosto de 2009 às 20:35:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Se te tivesses ao menos lembrado dos escudos redondos das estátuas,"

meu borjesso, já te disse que esses "escudos" não são iguais. podem ser redondos e tal...mas não são iguais.
já tentei em vão, explicar.
e a referência aos celtas não invalida nada do que eu disse.
e, se calhar, já conhecia as estátuas antes de ti...ou então não, mas isso é irrelevante.

7 de agosto de 2009 às 20:35:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«pronto, então se já percebeste, porque é que insistes em chamar-me "traidor" da pátria???»

Portanto, não te consideras português a sério e queres que Portugal acabe.

Tudo em pratos limpos para se saber o traidor que és.

7 de agosto de 2009 às 20:36:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«ah e eu não digo "infelizmente sou português".
o que eu digo é "felizmente sou português, mas infelizmente tenho que partilhar a nacionalidade com muitas etnias."»

Mais areia para os olhos, porque para ti ser português é AUTOMATICAMENTE partilhar a nacionalidade com outras etnias.

7 de agosto de 2009 às 20:36:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«"Se te tivesses ao menos lembrado dos escudos redondos das estátuas,"

meu borjesso, já te disse que esses "escudos" não são iguais.»

Disseste MAL, que tu não percebes UM CORNO do assunto.



«podem ser redondos e tal...mas não são iguais.»

Não são porque não, ehehheheh...


«já tentei em vão, explicar.»

Claro que tentaste em vão explicar - é que quem NADA sabe não sabe não pode explicar NADA.

7 de agosto de 2009 às 20:38:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Cala-te que para ti chamar «Lusitanos» aos «Galaicos» é um insulto suficiente para ficares a espernear durante uma semana"

opá, então chama!!! quero lá saber.
pega lá nisso, para desviar o assunto





"É SEMPRE O BRASUCAGUEIRO a começar as provocações"

"provocações" a Portugal talvez. mas os insultos pessoais são sempre vocês.




"insulta Portugal por tudo e por nada - e tu, merdoso e traidor nojento como és, até gostas."

o que queres que faça? que chore?
e Portugal é alguma "pessoa" para ser insultada???
além disso, chamar "mouros" ao centro-sul não é insulto, já disse.
se não concordas diz-lhe isso. agora insulto...

7 de agosto de 2009 às 20:39:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«repetir a mesma merda uma e outra vez, ad infinitum, na esperança de fazerem lavagem cerebral.»

É o que tu e o brasucagueiro de merda fazem continuamente, o que obriga a perder tempo a desmentir-vos, porque vocês repetem SISTEMATICAMENTE merdas que já foram refutadas, mas que vocês querem mesmo assim fazer passar, pela repetição e pelo achincalhamento contínuo.

7 de agosto de 2009 às 20:40:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Portanto, não te consideras português a sério e queres que Portugal acabe."

lol mais deturpação. eu não disse que não sou português a sério. pelo contrário.



"Tudo em pratos limpos para se saber o traidor que és."

se queres que te diga, se calhar, sou até menos traidor do que tu e alguns que aqui andam. mas traidor a sério.






"Mais areia para os olhos, porque para ti ser português é AUTOMATICAMENTE partilhar a nacionalidade com outras etnias."

não é não, tal como já expliquei e a história também demonstra isso.

7 de agosto de 2009 às 20:41:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Cala-te que para ti chamar «Lusitanos» aos «Galaicos» é um insulto suficiente para ficares a espernear durante uma semana"

«opá, então chama!!! quero lá saber.»

Ajhahahahh... então ainda bem: NUNCA MAIS venhas fazer perder tempo com o teu choradinho de merda «ai, somos galaicos e chamam-nos lusitanos, gostavam que vos fizessem isso, gostavam???!» BASTA.



"É SEMPRE O BRASUCAGUEIRO a começar as provocações"

«"provocações" a Portugal talvez. mas os insultos pessoais são sempre vocês.»

Ora cá está - o traidor típico, completamente desligado da Nação, fica na mesma quando lhe insultam o Povo, ou a própria mãe até, se calhar.



"insulta Portugal por tudo e por nada - e tu, merdoso e traidor nojento como és, até gostas."

«o que queres que faça? que chore?»

E que queres que façamos, que nos calemos? Pois, é mesmo isso que queres, como merdoso traidor que és.

7 de agosto de 2009 às 20:43:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«além disso, chamar "mouros" ao centro-sul não é insulto, já disse.»

Não... dizer que Portugal «É UM LIXO MOURO» não é insulto nenhum, meu bardamerda sem vergonha, não é não...

7 de agosto de 2009 às 20:43:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«"Portanto, não te consideras português a sério e queres que Portugal acabe."

«lol mais deturpação. eu não disse que não sou português a sério. pelo contrário.»

Já se sabe a merda que estás a dizer, agora estás armado em picuinhas, mais uma vez, para sabotar a conversa e obscurecer o significado das coisas.

7 de agosto de 2009 às 20:45:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"BASTA."

basta? basta é de dizerem que se pode ser "lusitano", mas já não se podem ser outras coisas sem se ser traidor, etc, etc





"«o que queres que faça? que chore?»

E que queres que façamos, que nos calemos? Pois, é mesmo isso que queres, como merdoso traidor que és."

sim, o melhor que tinham a fazer era calarem-se.
não sei se reparaste, mas há muitos anónimos por aqui e são portugueses, que lêem o brasileiro e não desatam ao insulto.
até o Oestreminis conseguiu falar calmamente com o brasileiro e discutir racionalmente, sem cair no basismo e primitivismo do insulto pessoal, só por não gostar do que leu.
nesse aspecto ele deu-vos uma lição. e dificilmente lhe podem chamar de "traidor"...digo eu.

7 de agosto de 2009 às 20:47:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Não... dizer que Portugal «É UM LIXO MOURO» não é insulto nenhum, meu bardamerda sem vergonha, não é não..."

para mim, não é insulto.

7 de agosto de 2009 às 20:47:00 WEST  
Anonymous Thor said...

agora, como não gostam do que lêem e como o que lêem vai contra os dogmazinhos patéticos, vai de insultar a torto e a direito, escudados atrás da desculpa do "patriotismo" e depois ficam muito indignados com quem não insulta.
é demais! tenham vergonha.

7 de agosto de 2009 às 20:49:00 WEST  
Blogger Titan said...

"sim, fê-lo tarde, mas fez.
mesmo assim, não entendeu completamente, pois continua convencidissimo de que existe "etnia" portuguesa."

Mas por outro lado já existe a etnia galega que é formada por galaicos, romanos, bretões, suevos, visigóticos e castelhanos.
Acrescento que na Galiza existe uma cidade chamada Santiago de Compostela, que durante séculos e séculos, foi o maior polo de atracção de peregrinos da Europa. Mais multi-etnico do que isto não se pode ser. :)

7 de agosto de 2009 às 21:33:00 WEST  
Blogger Titan said...

"Não... dizer que Portugal «É UM LIXO MOURO» não é insulto nenhum, meu bardamerda sem vergonha, não é não..."


--para mim, não é insulto.--


Então, coerentemente, não és português, nem sequer formalmente.

7 de agosto de 2009 às 21:35:00 WEST  
Blogger Titan said...

"basta? basta é de dizerem que se pode ser "lusitano", mas já não se podem ser outras coisas sem se ser traidor, etc, etc"

E este Tyr ainda tem a lata de chamar-me de burro e ignorante, quando já lhe explicaram milhares de vezes que o termo lusitano só tem, hoje em dia, um carácter simbólico/político/popular, enquanto o borrego Tyr usa para si o termo galaico no seu sentido etnico. Ou seja, este Tyr deliberadamente confunde alhos com bugalhos, somente para distorçer as conversas, e convencer-se de que aquilo em que acredita tem alguma razão de ser.

7 de agosto de 2009 às 21:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"
porque sou "traidor" a uma coisa que tem importância só para vocês.
é como acusar alguém de ser "traidor" por não gostar de sopa.
não vês como é ridiculo?"

Então também não podes chamar um anti-racista de traidor, porque se para ele a raça não interessa, só interessa para ti....

7 de agosto de 2009 às 22:20:00 WEST  
Anonymous Thor said...

lol tens razão.
mas tu esqueceste-te de que eu não chamo "traidor" aos anti-racistas.
quem gosta desse vocabulário é o Titan e quejandos.

mas para mim não são "traidores". são é outras coisas, mas não interessa.

7 de agosto de 2009 às 22:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Conversa idiota, a do ex-ariano, para não variar. Por essa «regra», não havia traidores, pois que todos os traidores podem ter, e têm frequentemente, essa explicação: «eu não sinto lealdade para com x, logo, não lhe devo nada».

8 de agosto de 2009 às 02:17:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"BASTA."

«basta? basta é de dizerem que se pode ser "lusitano", mas já não se podem ser outras coisas sem se ser traidor,»

Ajhahjahahahh, eu não digo que isto é como discutir com crianças? :)




"«o que queres que faça? que chore?»

E que queres que façamos, que nos calemos? Pois, é mesmo isso que queres, como merdoso traidor que és."

«sim, o melhor que tinham a fazer era calarem-se»

Diz o bardamerda que quando está a discutir com o Titan ou comigo é capaz de estar dezenas de mensagens só em picardias e insultos.


«não sei se reparaste, mas há muitos anónimos por aqui e são portugueses, que lêem o brasileiro e não desatam ao insulto.»

E há outros que o insultam. Os que passam aqui mais tempo, por exemplo.


«nesse aspecto ele deu-vos uma lição. e dificilmente lhe podem chamar de "traidor"»

Pois, se calhar o Oestreminis fez a mesma coisa que tu, que foi alinhar com o brasucagueiro contra os Portugueses...

Metes realmente nojo aos porcos.

8 de agosto de 2009 às 02:21:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«agora, como não gostam do que lêem e como o que lêem vai contra os dogmazinhos patéticos,»

Pois, como um certo aborto histérico e queixinhas que se atira ao ar pelo SIMPLES ACTO de falarmos dos Lusitanos como antepassados dos Portugueses.

Este animal tem um descaramento que só visto.



«vai de insultar a torto e a direito, escudados atrás da desculpa do "patriotismo" e depois ficam muito indignados com quem não insulta.»

Pois, o problema é todo esse, aqui o pessoal está a atacar o ex-ariano porque ele não insultou o brasucagueiro... o pormenor de o MERDA TRAIDOR se ter juntado ao brasucagay no insulto a Portugal é coisa de somenos importância...

E ainda diz este invertebrado rastejante para se ter vergonha? Como se ele soubesse o que isso é.

8 de agosto de 2009 às 02:24:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Pois, como um certo aborto histérico e queixinhas que se atira ao ar pelo SIMPLES ACTO de falarmos dos Lusitanos como antepassados dos Portugueses."


comparação de merda, porque nunca insultei ninguém por dizer isso ou outra coisa qualquer...
agora, é evidente que questiono esses dogmas.
comparar isso com os vossos insultos...

8 de agosto de 2009 às 03:27:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Conversa idiota, a do ex-ariano, para não variar. Por essa «regra», não havia traidores, pois que todos os traidores podem ter, e têm frequentemente, essa explicação: «eu não sinto lealdade para com x, logo, não lhe devo nada»."

e todos os dogmáticos e totalitários podem sempre ter a "explicação" de que quem não está de acordo com as suas ideias/dogmas, é um traidor.

nunca foi tão fácil desmontar um argumento, que nem chega a sÊ-lo diga-se.

isso era um bom argumento para ser usado por agentes da PIDE, KGB e outros que tais...

8 de agosto de 2009 às 03:30:00 WEST  
Blogger Titan said...

"e todos os dogmáticos e totalitários podem sempre ter a "explicação" de que quem não está de acordo com as suas ideias/dogmas, é um traidor."

O que todos os dogmáticos e totalitários desejam é que as pessoas sejam coerentes de modo a não serem umas traidoras. Ou seja, se alguém não gostar de ser português, invés de atacar os portugueses ou de ser conivente com ataques aos portugueses, deve antes renunciar a sua nacionalidade.


"isso era um bom argumento para ser usado por agentes da PIDE, KGB e outros que tais..."

E aqui está um argumento que só um anarca pode utilizá-lo. Que é mais ou menos assim, se no passado as pessoas foram erradamente perseguidas pelas as suas convições ideológicas logo eu (Tyr) posso ser português e ao mesmo tempo contra os portugueses, que mesmo assim não posso ser considerado um traidor pois isso seria uma imposição de dogmáticos e totalitários sobre a minha maneira de ver as coisas.
Pois, isto é o cumulo da incoerência e da manipulação argumentativa.

8 de agosto de 2009 às 10:56:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pois, como um certo aborto histérico e queixinhas que se atira ao ar pelo SIMPLES ACTO de falarmos dos Lusitanos como antepassados dos Portugueses."


«comparação de merda, porque nunca insultei ninguém»

Comparação correcta, porque te ficas realmente ofendido e queixinhas, por idiota que possa parecer, e quanto ao insultar quem discorda de ti, bem se vê a facilidade que tens em dirigir impropérios a quem te deita abaixo as tretas.

8 de agosto de 2009 às 17:44:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«"Conversa idiota, a do ex-ariano, para não variar. Por essa «regra», não havia traidores, pois que todos os traidores podem ter, e têm frequentemente, essa explicação: «eu não sinto lealdade para com x, logo, não lhe devo nada»."

e todos os dogmáticos e totalitários podem sempre ter a "explicação" de que quem não está de acordo com as suas ideias/dogmas, é um traidor.»

Agora sim, é uma comparação de merda - porque instituir um regime e decretar que todos têm de lhe ser leais é radicalmente diferente de acusar de deslealdade quem se afasta do que é à partida. Não é traidor o que se revolta contra um sistema no qual foi obrigado a viver, mas é seguramente traidor o que se volta contra a sua mãe - ou contra a sua Nação.


«nunca foi tão fácil desmontar um argumento,»

Deves desconfiar da facilidade. Pois se tu mesmo quando te esforças dás frequentemente um espectáculo de imbecilidade infantilóide, quanto mais quando não pensas sequer no que dizes...

8 de agosto de 2009 às 17:48:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Não é traidor o que se revolta contra um sistema no qual foi obrigado a viver, mas é seguramente traidor o que se volta contra a sua mãe - ou contra a sua Nação."


aquilo que tu chamas "nação" é também um sistema no qual fui obrigado a viver.
o problema é que tu não achas isso, acreditas piamente no contrário. e, como tal, quem rejeita esse teu dogma da "nação" é um traidor.

8 de agosto de 2009 às 20:31:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"«comparação de merda, porque nunca insultei ninguém»

Comparação correcta, porque te ficas realmente ofendido e queixinhas"


isso não tem nada a ver. eu fiz-vos ver que vocês insultam o brasileiro por não concordarem com ele.
e tu vens com essa que eu não gosto que falem de lusitanos como antepassados dos portugueses...
pois não gosto! é verdade!
mas não insulto, como vocês fazem com o brasileiro.

8 de agosto de 2009 às 20:34:00 WEST  
Anonymous Thor said...

se se pode renunciar à nacionalidade com essa facilidade toda, como dizem alguns sujeitos...então fica provado que essas nacionalidades não são tão étnicas como isso, mas sim a-étnicas.
afinal eu tinha razão e vocês confirmam-no.

8 de agosto de 2009 às 20:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"mas não insulto, como vocês fazem com o brasileiro."

Thor, o brasileiro insulta Portugal...

8 de agosto de 2009 às 20:42:00 WEST  
Anonymous Thor said...

não concordo que ele insulte Portugal.
e, mesmo que insultasse, é completamente diferente de insultar individuos.

8 de agosto de 2009 às 21:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ele não insulta indivíduos também? lol

Bom, mas isso dele já nem me escandaliza, é gozar e pronto.

8 de agosto de 2009 às 21:30:00 WEST  
Anonymous Thor said...

insultar individuos, insulta. só que geralmente é em resposta a outros insultos.

8 de agosto de 2009 às 21:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Comigo não é, mas ok.
Também começo a não ligar muito, é uma questão de horário pelos vistos.

8 de agosto de 2009 às 22:22:00 WEST  
Blogger Titan said...

"se se pode renunciar à nacionalidade com essa facilidade toda, como dizem alguns sujeitos...então fica provado que essas nacionalidades não são tão étnicas como isso, mas sim a-étnicas.
afinal eu tinha razão e vocês confirmam-no."

E mais uma vez, este Tyr revela uma grande ignorância das coisas.
Conheces a figura do banido, Tyr?
Pessoas que cometiam ofensas graves e que por causa disso eram banidas, e logo deixavam pertencer à sua tribo.
Ora, pela tua própria lógica isto prova que as tribos também não eram nenhumas etnias.

8 de agosto de 2009 às 23:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Aos nacionalistas portugueses
Quanto debate idiota sobre Portugal, eu pensei que este país já havia sumido do mapa quando Dom João VI fugiu e foi parar no Brasil com o rabo entre as pernas fugindo dos Franceses e agora vocês ficam discutindo tradição, folclore se mais antigo ou não.Por favor usem este espaço para algo melhor.
João Pedro Fernandes dos Santos

11 de agosto de 2009 às 04:07:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home