ÁUSTRIA - IGREJA CATÓLICA FECHA MAIS UM DOS SEUS TEMPLOS
Uma crise de fé e o aumento dos custos estão forçando a Igreja Católica na Áustria a tomar decisões radicais. Agora, uma igreja e uma antiga casa paroquial estão à venda em Hirschwang an der Rax, na Baixa Áustria, em mais um caso de autoridades eclesiásticas a desfazer-se de propriedades que já não podem manter, escreve o portal de notícias Do Rzeczy.
Segundo a Arquidiocese de Viena, a decisão de vender o imóvel foi tomada em conjunto com a paróquia de Edlach an der Rax. O prédio à venda é uma filial da Igreja onde, até recentemente, as missas eram frequentadas por poucas pessoas. Nos últimos anos, o prédio da reitoria abrigou um jardim de infância e um clube.
"Para 380 católicos na paróquia, há até cinco igrejas num raio de 10 quilómetros", explica o diácono Norbert Manga. O padre Heimo Sitter acrescenta que a frequência dos cultos dominicais caiu para quatro ou seis fiéis. Manter a igreja nessas condições tornou-se simplesmente impossível, acrescentou.
O avaliador teria avaliado a igreja e a antiga casa paroquial em €240000, mas enfatizou que ambos os edifícios precisam de uma reforma profunda. A arquidiocese também está a considerar transferir a propriedade para outra comunidade cristã, caso necessário.
Nos últimos anos, um complexo de igreja e mosteiro barroco em Korneuburg, perto de Viena, foi vendido a um construtor italiano, enquanto uma igreja em Rudolfsheim-Fünfhaus, Viena, foi doada à Igreja Ortodoxa.
Dados de 2023 mostram que mais de 85000 pessoas deixaram a Igreja Católica na Áustria, com apenas 4575 novos membros a filiar-se. Isto significa que a escala do fluxo de fiéis continua a crescer, e mais igrejas podem partilhar o mesmo destino da igreja em Hirschwang.
Na República Checa, a Igreja Católica também enfrenta uma crise. No início de Julho, o Arcebispo Jozef Nuzík, de Olomouc, emitiu uma dispensa temporária da participação obrigatória na missa dominical na Arquidiocese de Olomouc devido a dificuldades decorrentes da escassez de padres.
Os fiéis que não têm acesso à missa na sua paróquia podem participar nos serviços religiosos em paróquias vizinhas, da Liturgia da Palavra conduzida por um diácono ou das missas aos sábados à noite. Em circunstâncias excepcionais, a missa pode ser substituída por oração pessoal ou familiar, ouvindo a missa no rádio, na televisão ou online. A dispensa é válida até ao final de 2025.
*
Fonte: https://www.thinkaboutit.online/austrian-diocese-forced-to-sell-church-as-fewer/
https://rmx.news/poland/austrian-diocese-forced-to-sell-church-as-fewer-and-fewer-attend-mass/
3 Comments:
https://agencia.ecclesia.pt/portal/fatima-peregrinacao-de-agosto-marcada-pela-presenca-migrantes-e-pela-oferta-de-trigo/
de relembrar que a 13 de Agosto nem sequer houve "aparição" nenhuma...
A vida neste planeta grita que, a existirem deuses, de pouco ou nada serviriam. Não protegem, não salvam, não libertam, não amam, não ajudam. Segundo os homens, os deuses exigem adoração, mas, a meu ver, não são dignos dela, pois não há reciprocidade. Quando os procuramos nos nossos maiores desesperos — momentos que gritam abandono e solidão —, não há salvação, nem sequer consolo emocional. Apenas um vazio imenso, um eco que amplifica as angústias. E assim, estamos sós. Os deuses são uma mentira que não consola, que não acalma
Não consola e não acalma... a ti. Não é o caso da esmagadora maior parte da humanidade. Nada valeu mais à humanidade do que a Religião. Não há e jamais haverá algo melhor para o bem-estar da alma humana do que a Religião a menos que alguém consiga inventar um elixir da imortalidade >e da invulnerabilidade absoluta, e mesmo assim tenho dúvidas...
Enviar um comentário
<< Home