SOBRE A AMEAÇA ISLÂMICA QUE PERSISTE CONTRA OS KALASHA, IRMÃOS DA EUROPA
Os Kalashas têm uma identidade religiosa e linguística distinta que está a desaparecer rapidamente. Não é menos que um milagre que os Kalashas tenham sobrevivido até aqui após séculos de ataques muçulmanos que deveriam tê-los exterminado há muito tempo. Os seus vales estão situados na principal encruzilhada de invasões, expondo-os à devastação dos Turco-Mongóis, Persas, Afegãos e, mais recentemente, dos Paquistaneses.
Apesar do flagelo da conversão forçada, genocídio e deslocamento, os Kalasha têm orgulho da sua herança. São politeístas, praticando o antigo Hinduísmo misturado com tradições pagãs e animistas. Conseguiram preservar os seus rituais, costumes e linguagem, estabelecendo-se como exemplos vivos de uma herança que antecede a disseminação das religiões ocidentais no centro-sul da Ásia.
A sua identidade distinta num Paquistão predominantemente muçulmano é reflectida nos seus trajes coloridos e festivais vibrantes comemorando estações e colheitas, durante os quais eles desfrutam de banquetes luxuosos acompanhados por canções religiosas e danças tradicionais. Athanasios Lerounis, representando uma organização grega sem fins lucrativos chamada Greek Teachers, acredita que a herança Kalasha incorpora elementos de todas as culturas e tradições antigas, tornando-a num bem estimado do mundo inteiro, não apenas do Paquistão.
Evidências linguísticas indicam que os Kalasha são indígenas do Nuristão e de Chitral e intimamente relacionados com os Dárdicos indianos das proximidades de Gilgit, Baltistão, Ladakh e Caxemira. Alguns Kalasha, como os moradores de Hunza, afirmam ser descendentes de soldados macedónios, o que cientistas e antropólogos geralmente contestam. No artigo “The Fate of the Kalasha”, Joel Elliott menciona que os turistas gregos têm um carinho especial pelos Kalasha. Eles criam documentários sobre a cultura Kalasha e presenteiam os seus anfitriões com moedas e frascos de perfume com o retrato de Alexandre. Alguns turistas também organizaram para que a trupe Kalasha visitasse a Grécia e realizasse rituais religiosos.
O estabelecimento do Afeganistão como um buffer entre os Russos e os Britânicos, a partição de terras indianas e a subsequente formação do Paquistão resultaram em múltiplas divisões de terras e pessoas Kalasha. No Paquistão, são encontradas apenas no distrito mais ao norte de Chitral, que faz fronteira com o Afeganistão ao norte e oeste, Gilgit-Baltistan ao leste e o distrito de Dir do Paquistão ao sul.
Os seus vales são frequentemente chamados de Cafiristão, ou a Terra dos Infiéis, em contraste com a província de Nuristão, no Afeganistão (a Terra da Luz Celestial), que é povoada por Kalashas que foram forçados a converter-se ao Islamismo. De acordo com o autor Zubair Torwali, a violenta campanha de islamização do rei afegão Emir Abdul Rahman resultou na invasão dos vales de Kalasha em 1895, bem como em genocídio generalizado, deslocamento, conversões e a renomeação das suas terras como Nuristão. O estabelecimento da Linha Durand ocorreu num momento crítico para proteger os Kalasha restantes, pois um grande número de Kafirs Nuristani fugiu para terras a leste da Linha Durand, escapando da aniquilação completa da sua religião.
Quando se trata de suprimir os não muçulmanos Kalasha, os governantes locais Chitrali, conhecidos como Mehtars, não são diferentes dos afegãos. De acordo com Wynn Maggi, antropólogo e autor de 'Our Women Are Free', os Mehtars impuseram impostos pesados e trabalho forçado, e frequentemente vendiam Kalasha como escravos, causando pobreza económica e cultural generalizada. Seguindo os ditames de Mehtar, os Chitralis continuam a considerar os Kalasha como a casta mais baixa, e esse estigma social tem dificultado o seu desenvolvimento.
Antes encontrados em Chitral, os Kalasha estão agora confinados a três pequenos vales conhecidos como Bumborat (Mumuret), Rumbur (Rukmu) e Birir (Biriu). O vale de Urtusan tinha anteriormente uma presença considerável de Kalashas, mas toda a população converteu-se agora ao Islamismo. No seu artigo “The Kalasha of Urtsun”, Alberto Cacopardo descreve que um ataque violento da tribo muçulmana Bashgali resultou em conversões massivas em Urtusan. Os Basghalis queimaram e saquearam a vila, matando qualquer um que se recusasse a aceitar o Islamismo. De acordo com Maggi, a conversão dos Kalasha ao Islamismo foi bárbara, com aqueles que resistiram a serem torturados e presos. Além disso, os homens Kalasha foram circuncidados à força, enquanto as mulheres Kalasha foram sequestradas e forçadas a casar-se com muçulmanos.
De acordo com relatórios da Comissão Asiática de Direitos Humanos, os Kalasha constituíam uma pluralidade em Chitral antes do século XVIII. Cacopardo afirma que a conversão em massa dos Kalasha começou na segunda metade do século XVIII. Várias fontes afirmam que havia mais de 100000 Kalasha em Chitral no início do século XIX.
Na década de 1950, a população Kalash caiu para menos de 10000. Hoje, soma menos de 4000. Luke Rehmat, um activista local, afirma que o censo mais recente mostra que a sua população continua a diminuir. De acordo com a pesquisa do conselho dos Kalasha, a população feminina dos Kalasha está a diminuir mais rapidamente do que a população masculina, com 1833 mulheres contra 2039 homens. Os moradores estimam que 100 Kalashas, a maioria meninas, convertem-se ao Islamismo a cada ano. Taleem Kalash, um pesquisador local, afirma que aproximadamente 7775 Kalashas converteram-se ao Islamismo nas últimas décadas.
Não há dados do governo para confirmar a taxa de conversão. De acordo com o censo populacional do Paquistão de 2017, os muçulmanos estão a aumentar constantemente nas aldeias Kalasha. Os dados do distrito mostram que o Ayun Union Council, que inclui 27 aldeias, tem uma população total de 28182. Os Kalasha vivem em 15 dessas aldeias e representam apenas 1% da população em apenas oito delas.
Gul Kalasha, arqueóloga e curadora do Museu Chitral, diz que viu um aumento nas conversões nos últimos anos, particularmente no Vale Birir. Um relatório de 2015 da Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação afirmou que Birir tem 6242 habitantes em 570 domicílios, com os Kalasha a responder por 26% do total. No entanto, dados colectados por moradores de Kalasha em 2017 revelaram que a população de Kalasha em Birir era de apenas 844, ou cerca de 14%.
Embora o Paquistão tenha assinado a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, os governos recusam reconhecer o estatuto indígena legítimo dos Kalasha. Em entrevista com Shah Meer Baloch do The Diplomat, Luke Rehmat afirma que o Paquistão não tem uma política clara sobre os direitos das comunidades indígenas e recusa reconhecer a sua existência e identidade de séculos.
De acordo com o site da Peter Tatchell Foundation, os registos do censo populacional paquistanês não reconhecem legalmente os Kalasha como uma minoria étnico-religiosa, mas classificam-nos como «outros», apesar da comunidade atender aos critérios de reconhecimento. Em documentos paquistaneses, os Kalashas são frequentemente forçados a declarar-se budistas ou muçulmanos. O relatório de 2000 da USCIRF considera perturbador que a National Database and Registration Authority (NADRA) do Paquistão continue a negar aos vulneráveis Kalasha a sua legítima identidade religiosa.
Embora a constituição paquistanesa mencione direitos e liberdades iguais para todas as religiões, na prática, governos e organizações não governamentais contribuem activamente para a usurpação de terras Kalasha, bem como para a conversão e deslocamento de membros Kalasha vulneráveis. Muitos relatórios indicam que o governo paquistanês tolera violações flagrantes de liberdades religiosas contra os Kalasha. As autoridades locais envolvem-se em discriminação e violência contra os Kalasha e interferem em, e suprimem festivais e práticas tradicionais. Em 2014, um banco de três juízes da Suprema Corte liderado pelo Juiz Presidente Tasaduq Hussain Jillani declarou que os indígenas Kalasha enfrentam consequências violentas por recusarem converter-se. O artigo ocasional de Peter Parkes de 1999, “Conhecimento enclavado: representações indigentes e indignadas de gestão e desenvolvimento ambiental entre os Kalasha do Paquistão”, cita o activista local Saifullah Jan alegando que, mais do que dinheiro, os Kalasha precisam de protecção legal para sobreviver.
Durante uma entrevista com a BBC em Novembro de 2023, o activista local Muhammad Ali declarou que, embora os evangelistas muçulmanos sejam teoricamente proibidos de entrar nos bairros de Kalasha, a polícia faz vista grossa para incidentes de conversões forçadas. Da mesma forma, as leis proíbem estrangeiros de adquirir terras nos vales de Kalasha, mas a invasão prossegue sem consequências para os infractores. A Rádio Free Europe relatou em 2019 que, apesar das restrições, a construção de mesquitas nas áreas de Kalasha continua. Até agora, 18 mesquitas foram construídas em todo o vale, incentivando a transformação demográfica liderada pelo Estado e o choque com a cultura local. Numa vila, uma madrassa foi construída adjacentemente ao solo sagrado de Kalasha.
As atitudes e tácticas das autoridades paquistanesas em relação aos Kalasha são as mesmas empregadas contra os Hindus em Sindh, os ahmadis e os cristãos no Punjabe, e os xiitas em Parachinar, Quetta e Gilgit-Baltistão. Há muitas evidências de que as autoridades se abstêm de processar os muçulmanos que reprimem os Kalasha e, em vez disso, fornecem-lhes protecção legal e administrativa. Certa vez, conheci um coronel militar paquistanês que tinha um mês de licença remunerada para viajar a Chitral e converter os Kalashas.
Os Kalasha não têm representação em conselhos distritais ou provinciais, nem no parlamento nacional. Também não têm representação na burocracia que desenvolve políticas sócio-económicas locais. Em 2013, boicotaram as eleições provinciais e parlamentares para conscientizar sobre a marginalização e perseguição do governo.
O artigo ocasional de Feisal Hussain Naqvi de 1996, “Direitos do Povo ou Direitos das Vítimas: Reexaminando a Conceitualização dos Direitos Indígenas no Direito Internacional”, menciona que o preconceito contra os Kalasha é tão profundo que obter empregos braçais e não qualificados como peão, faxineiro ou jardineiro em departamentos governamentais e escolas é uma tarefa superável. [?]
Estudos mostram que o ensino superior promove o orgulho pela herança de alguém, bem como a vontade de resistir à deterioração cultural. No entanto, a falta de empregos e melhores oportunidades força os pais Kalasha a enviar os seus filhos para escolas muçulmanas, onde enfrentam discriminação e vitimização. Naqvi afirma que os professores de escolas públicas e a equipa auxiliar menosprezam e degradam constantemente os valores Kalasha à frente dos alunos, e os professores frequentemente exigem que as meninas Kalasha usem o hijab islâmico. Muitas crianças Kalasha não têm outras opções a não ser frequentar madrassas.
As crianças Kalasha são educadas numa língua que consideram irrelevante e inapropriada para a sua cultura. Maggi escreve sobre pais que reclamam que os seus filhos estão a ser forçados a aprender o Alcorão e estudos islâmicos. De acordo com Jan Heegård Petersen, um pesquisador da língua Kalasha, a maioria dos professores são falantes de Kho e Pashtu que lutam para se comunicar com as crianças locais. Além disso, o governo provincial designou 12 línguas para serem ensinadas nas escolas, mas o Kalashamon não é uma delas. Todos os materiais dos cursos escolares são impressos em Urdu e em Inglês, representando um desafio para os jovens falantes de Kalashamon.
A situação tem um impacto negativo no progresso académico das crianças Kalasha, bem como no seu bem-estar emocional e psicológico. Também contribui para a discrepância esmagadora nas matrículas. De acordo com Naqvi, numa das escolas locais da vila, havia apenas 77 alunos Kalasha entre 646 muçulmanos.
Em 2019, Nicolas Bay, um membro francês do Parlamento Europeu, declarou que o Paquistão pode perder o seu estatuto de Esquema Generalizado de Preferências Plus (GSP+) por não reconhecer e proteger os Kalasha da conversão forçada ao Islamismo e de ataques a terras ancestrais. Os vários relatórios do US-IRFA indicam que o Paquistão se recusa a fornecer protecção igual a membros de grupos religiosos minoritários. O fracasso do governo paquistanês em processar abusos baseados na religião promove um ambiente de impunidade que lhe rendeu a designação de um país de preocupação particular (CPC) pelo Departamento de Estado dos EUA.
A história e a perseguição contínua do Povo Kalasha são profundamente preocupantes. Os Kalasha, que foram perseguidos por muçulmanos durante séculos e estão a ser espremidos pelas forças da assimilação e da modernidade, vivem num espaço cada vez menor no Paquistão contemporâneo. Enfrentam uma variedade de formas de perseguição, todas decorrentes da política do Paquistão de projectar inseguranças nacionais em identidades antigas e herança pré-islâmica.
O histórico de direitos humanos de um país é frequentemente julgado pela forma como trata os seus cidadãos mais vulneráveis, e o tratamento dado aos Kalasha é um teste decisivo para o comprometimento do Paquistão com o pluralismo e a tolerância religiosa.
O Paquistão deve criar um clima propício para minorias religiosas e, no caso dos Kalasha, com uma população tão pequena; o governo deve dar consideração especial a uma proibição completa de conversão. A situação crítica destaca a necessidade de um esforço coordenado por forças nacionais e internacionais para proteger os seus direitos fundamentais e existência.
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Fonte: https://baltimorepostexaminer.com/life-in-the-shadow-of-invasions-the-kalashas-fight-extinction-in-pakistan-part-i/2024/01/30?fbclid=IwY2xjawF5OtRleHRuA2FlbQIxMQABHRwiI64Xi-qC-LjgKiztOcYDuxTwmwCwDZWHP-5YQz23o6689RekjSVjGA_aem_NMtp-l0yKM8KI297LKsfpA
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Como aqui já foi dito e repetido, os Kalasha são de origem indo-europeia e os Deuses que adoram são de origem igualmente indo-europeia, o que faz desta Grei um exemplo de invejável plenitude identitária, que deveria ser tão protegido como imitado por todas as Nações suas parentes étnicas, da Índia à maior parte da Europa.
1 Comments:
eu ja vi casas deles se destacam a arquitetura de madeira grande senso estetico imagina quando a asia caucasoide era mais pura na epoca da citia etc
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