segunda-feira, setembro 17, 2012

SOBRE OS MOLEDROS, MARCOS DO EXTREMO OCIDENTE CÉLTICO

Da página de Facebook 'Gallaecian Celtic Culture» e da Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moledros
Moledros, moledos ou melédros, são pequenos montes de pedras. Há a crença de que quando se remove uma pedra de tal monte, esta a ele retorna na aurora:
"Quando se leva do moledro uma pedra, e se deixa num sítio, aí a pedra anoitece, mas não amanhece."
Acredita-se também que quando alguém tira uma pedra do moledro, secretamente, sem que ninguém saiba, e a pedra é colocada sob a almofada, no dia seguinte aparece um soldado, que depressa desaparece e se transforma em pedra e depois reaparece no moledro.
De acordo com Leite de Vasconcelos, no Cabo de S. Vicente, em Portugal, diz-se que cada pedra é um soldado. Anteriormente, os moledros eram associados com a expedição do rei português D. Sebastião.

Na Irlanda, o termo «cairn» designa montículos de pedras deste género. E na Galiza existe a palavra «carnoeiro», que já não é utilizada, mas permanece como nome de localidade; e o vocábulo «carneiro» pode significar «ossuário».
E em Santana do Campo, Arraiolos, na área do que poderia ter sido a povoação céltica de Calântica, foi encontrada uma inscrição dedicada a um Deus Carneo... (Fonte: https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/14155/1/Divindades%20ind%c3%adgenas%20-%20os%20n%c3%bamenes%20das%20nossas%20ra%c3%adzes.pdf).

1 Comments:

Blogger legião 1143 said...

mais uma entrevista de marie le pen
http://www.portugues.rfi.fr/franca/20120917-lider-da-extrema-direita-francesa-diz-que-protesto-contra-filme-e-intimidacao

18 de setembro de 2012 às 10:42:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home