domingo, maio 20, 2012

Sáturnes, 25 de Janeiro de 2778 AUC

PORTUGUESES NO BRASIL - ESTRANGEIROS COMO QUAISQUER OUTROS...

Agradecimentos ao camarada Legião 1143 a respeito dessa maravilha que é a relação «privilegiada» com o Brasil: http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=49816 
Portugueses no Brasil alertam os novos imigrantes que podem encontrar vários problemas na busca de oportunidades no país, sobretudo no que diz respeito à regularização de sua situação e à burocracia pesada.
"Em Portugal, passa-se uma informação muito errada de como funciona o mercado de trabalho no Brasil, repetem-se os mesmos chavões de que o país é um bom mercado por excelência, mas para todos os efeitos, um português no Brasil é um estrangeiro como qualquer outro", alerta Marcelo Cerqueira, moderador do grupo "Novos Patrícios", que reúne portugueses no Rio de Janeiro, na rede social Facebook.
Para o português, que está a abrir um negócio de importação de vestuário, o maior problema para quem quer abrir uma empresa está na morosidade do sistema brasileiro.
"Em Portugal, você cria a empresa na hora, basta apresentar os sócios, o modelo do contrato social, e faz-se o registo. No Brasil demora uns dois meses, se tudo correr bem, e ainda tem a figura do despachante [profissional que faz a intermediação dos pedidos aos órgãos públicos], o que aumenta os gastos", ressalta.
As dificuldades para conseguir um visto de trabalho estão entre as principais reclamações, principalmente entre os jovens que fazem intercâmbio em universidades brasileiras e querem ficar a trabalhar.
"O meu visto demorou cerca de 40 dias para sair, depois que chegou a Brasília, fora o tempo que gastei antes. Mas dei sorte, tenho amigos que não conseguiram, e as empresas desistiram de os contratar pela demora", contou à Lusa o engenheiro José Queiroz, há dois anos no Rio de Janeiro.
Para obtenção do visto de trabalho é preciso que a solicitação seja feita pela empresa interessada, e não pelo profissional. A firma precisa ainda explicar por que está a utilizar uma mão de obra de fora, em detrimento da nacional.
Segundo os portugueses ouvidos pela Lusa, na maior parte dos casos, as firmas brasileiras não estão habituadas a esse trâmite e voltam atrás quando percebem a morosidade do processo.
"Só mesmo os grandes grupos internacionais estão preparados para contratar estrangeiros porque já fazem isso todos os dias, já têm os canais certos", afirma Cerqueira.
(...)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

alguem foi la no meu blog..jeje

21 de maio de 2012 às 02:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Isto é verdade, mas é algo parcial... dizer que no Brasil se demora muito e que aqui e na hora omite que aqui só é na hora há relativamente pouco tempo, e que também os processos de justiça e finanças estão longe de ser rápidos.

Tirando isso sim, não há vantagem muito grande tirando a conferida pela língua (o que já não é pouco, apesar de tudo), portuguese no Brasil são "gringos" comos os outros, mais coisa menos coisa, exepção feita aos mais cultos e ligados à literatura, história, etc.

28 de maio de 2012 às 23:56:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home