quarta-feira, fevereiro 11, 2009

APARTHEID EM ESCOLAS DE CIDADE MACEDÓNICA

Na Macedónia, ou aliás F.Y.R.O.M. (em Inglês, «Anterior República Jugoslava da Macedónia», porque a Grécia não aceita que haja um país que se chame simplesmente «Macedónia», com receio de que a região Macedónia, do norte grego, se queira separar da Grécia e juntar-se à outra Macedónia), mais concretamente em Struga, cidade onde os conflitos étnicos entre Macedónios e Albaneses estão ao rubro, responsáveis estatais da Educação decidiram criar uma separação étnica nas escolas, para evitar que haja mais confrontos violentos entre os jovens de diferentes grupos étnicos. Assim, haverá doravante turmas exclusivamente macedónicas e turmas exclusivamente albanesas.

Na Macedónia, os Albaneses são minoria, mas nesta cidade estão em maioria.

26 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Macedónia eslava = Galiza
Macedónia helénica = Minho

11 de fevereiro de 2009 às 19:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

interessante, nao sabia disso, pensava que toda a Macedónia se tinha independentizado da Grécia ha muito tempo.

E então o Alexandre da Macedónia era da actual Macedónia Grega ou da actual Macedónia livre?

Pensava que a Jugoslavia era composta apenas por Bosnios, Croatas e Servios. Nao sabia que tambem tinha terras Macedonias.

Esses albaneses estao em todo o lado. Ficaram maioria no Kosovo, agora também andam pela Macedónia..



anonimo, realmente é uma boa comparação.

11 de fevereiro de 2009 às 19:38:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não, é uma má comparação, resolutamente imbecil. A Macedónia do norte da Grécia tem uma língua étnica eslava, similar à da Macedónia independente, ao passo que o Minho fala a mesma língua que o resto de Portugal.

Por isso, a comparação correcta é:

Macedónia eslava = Portugal
Macedónia helénica = Galiza.

Dói-vos, mas é assim mesmo. :)

11 de fevereiro de 2009 às 19:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Dói-vos, mas é assim mesmo. :)»


OS GALEGOS SÃO NOSSOS IRMÃOS!

11 de fevereiro de 2009 às 19:54:00 WET  
Blogger Caturo said...

Irmãos DOS PORTUGUESES.

NÃO APENAS dos Minhotos.

11 de fevereiro de 2009 às 20:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Cala-te mouro. Volta pra Marrocos!

11 de fevereiro de 2009 às 20:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo disse...
Irmãos DOS PORTUGUESES.

NÃO APENAS dos Minhotos.

Quarta-feira, Fevereiro 11, 2009 8:02:00 PM


Sim.

11 de fevereiro de 2009 às 20:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Considero os galegos como meus irmãos.
Realmente, devíamos era ter ficado com a Galiza.

Saudações

12 de fevereiro de 2009 às 06:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Sem duvida os galegos são nossos irmãos, e os espanhois primos.

12 de fevereiro de 2009 às 16:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Macedónia eslava = Galiza
Macedónia helénica = Minho"



não.
Macedónia helénica = Minho; Trás-os-Montes e Alto Douro, Douro Litoral = Gallaecia Bracarense = Portucale.

assim está correcto.

12 de fevereiro de 2009 às 17:04:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não, continua a estar incorrecto. A Macedónia integrada na Grécia é ETNICAMENTE eslava, NÃO É etnicamente grega.

O Norte de Portugal, pelo contrário, é da mesma língua e da mesma etnia que o Sul do país - mesma etnia e mesma nação.

12 de fevereiro de 2009 às 17:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"O Norte de Portugal, pelo contrário, é da mesma língua e da mesma etnia que o Sul do país - mesma etnia e mesma nação."


da mesma etnia é que não podem ser, porque disseste que não há etnias em Portugal...

12 de fevereiro de 2009 às 18:31:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pois de facto não há etnias em Portugal.
Há UMA só etnia, de norte a sul.

12 de fevereiro de 2009 às 18:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

não. ou não há nenhuma, ou só há uma.
as duas, ao mesmo tempo, não pode ser.
em que ficamos?

12 de fevereiro de 2009 às 18:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

já agora, encontrei isto. tu e o Titan podem ver, se quiserem:

http://www.youtube.com/watch?v=rAnEA3Q_Ef8&feature=related


invasão muçulmana, perfeitamente detalhada. confirma tudo o que disse, os mouros chegaram até Lugo, mas sem ocupar toda a Galiza (e mesmo a passagem por Lugo foi fugaz)

12 de fevereiro de 2009 às 19:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

o Noroeste não foi ocupado.

12 de fevereiro de 2009 às 19:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

reparem que a seta chega a Leon, Astorga, Lugo e depois volta para trás, até Toledo.

12 de fevereiro de 2009 às 19:04:00 WET  
Blogger Caturo said...

É-me indiferente, nunca neguei isso.

12 de fevereiro de 2009 às 19:10:00 WET  
Blogger Caturo said...

não. ou não há nenhuma, ou só há uma.

Eu não disse que não havia nenhuma, como é óbvio para quem tenha sequer uma ideia vaga do que este blogue anda a defender há cinco anos e uns meses...

O que eu disse foi que não havia etnias, isto é, não há etnia no plural.
Há UMA SÓ etnia.

12 de fevereiro de 2009 às 19:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Irmãos só de sangue!

13 de fevereiro de 2009 às 22:45:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ariano disse...
"já agora, encontrei isto. tu e o Titan podem ver, se quiserem:

http://www.youtube.com/watch?v=rAnEA3Q_Ef8&feature=related


invasão muçulmana, perfeitamente detalhada. confirma tudo o que disse, os mouros chegaram até Lugo, mas sem ocupar toda a Galiza (e mesmo a passagem por Lugo foi fugaz)"

Reparaste que no mapa dizia Reino dos Visigodos?
E eu também mostrei-te um video do youtube que mostrava a Galiza toda ocupada. Cada um, acredite no quizer.

13 de fevereiro de 2009 às 22:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Reparaste que no mapa dizia Reino dos Visigodos?
E eu também mostrei-te um video do youtube que mostrava a Galiza toda ocupada. Cada um, acredite no quizer."


claro que a Galiza tambem fez parte do Imperio Visigodo. no entanto, era um reino a parte.

quanto ao resto...tens razao. podes acreditar na "historia oficial" que te impingiram.
eu prefiro factos.

14 de fevereiro de 2009 às 21:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

a Galiza nao esteve ocupada. o que nao estava era debaixo de nenhum poder estatal, estava entregue a pequenos poderes locais...ate aparecer o Pelaio. que, por coincidencia, se encontrava nas Asturias.
dai a ficçao da Galiza ocupada e do "Reino das Asturias" que se criou depois.

14 de fevereiro de 2009 às 21:25:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Após a queda das províncias de Hispania em 711, e da Septimania em 719, sob domínio muçulmano, a Galécia foi a entidade administrativa na península ibérica con menor presença muçulmana, mantendo as suas estruturas sócio-económicas herdadas do passado galaico-romano e suevo. Assim, este território do Mar Cantábrico até o rio Douro, que já fora pouco ligado ao governo visigótico desde Toledo, nem ao seu herdeiro político o Emirado Omíada de Córdoba, em última instância submetido a Damasco. A decadência e o final desaparecimento do estado visigótico, supôs um vazio de poder central, propiciando que os nobres locais galegos, asturianos e bascos do momento, emergessem com força desde os seus senhorios, que tentarão acrescentar bem pela via da diplomacia, mediante pactos e casamentos, bem como pela via das armas, procurando impor-se perante os demais.

Em contraste, e apesar da aparente convulsão política de começos do século VIII, a rede eclesiástica galega não sofreu alterações demasiado profundas, e enquanto as Astúrias continuaram a carecer de sé episcopal até finais do século IX, a Galiza manteve uma total continuidade religiosa desde a época galaico-romana, pelo menos em três dioceses: Lugo, Britonia-Mondonhedo, e Iria, onde os seus bispos residiram ininterruptamente nas suas respectivas sés, e nominalmente noutras cinco: Braga, Ourense, Tui, Lamego e Dume. De certo, perante a insegurança político-religiosa, os bispos destas dioceses residiram noutras sés, aliás em Lugo acolheram temporariamente os bispos de Braga e Ourense, na diocese de Iria os de Tui e Lamego, e em Britonia-Mondonhedo o de Dume"


http://pt.wikipedia.org/wiki/
Reino_da_Galiza

14 de fevereiro de 2009 às 21:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ja agora...se estivesse a querer "puxar a brasa a sardinha" dos Galaicos, era muito facil dizer que o actual Norte de Portugal, nao teve presença moura.

mas eu nao disse isso. teve sim presença moura, embora por pouco tempo (20 e poucos anos).

quem quase nao teve presença moura foi a actual Galiza Espanhola, excepto ataques fugazes.

portanto, nao estou a tentar reescrever a historia para favorecer os Nortenhos, que tiveram presença moura (muito breve, mas tiveram)

14 de fevereiro de 2009 às 21:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Presença moura? o sul teve presença militar moura, mas nunca se tornou mouro e a ciência/cultura comprovam-no.

15 de fevereiro de 2009 às 16:40:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home