quarta-feira, maio 02, 2007

«JOVENS» CAUSAM DISTÚRBIOS

Ver-se-á quando é que são presos... quanto mais não seja por posse de alma ilegal...

Os moradores da Av. 1.º de Maio, no Fogueteiro, Seixal, viveram ontem uma madrugada de sobressalto. Um grupo de cerca de trinta jovens, residentes na freguesia da Arrentela, destruiu à pedrada as montras de vários estabelecimentos comerciais daquela artéria, minutos depois de ter abandonado à pressa o bairro do Jamaica, situado nas imediações do local dos distúrbios.

Segundo a PSP, o gang ter-se-á mesmo envolvido em confrontos com um grupo rival do Jamaica, sem que, no entanto, tenha havido registo de feridos.
Ontem de manhã, vários moradores da Av. 1.º de Maio contaram ao CM a noite difícil que viveram, mas todos solicitaram o anonimato, alegando medo de represálias.
“Eram 03h30 quando vim à janela e reparei que dezenas de indivíduos estavam mesmo por baixo do meu prédio”, referiu um dos moradores. Os distúrbios não tardaram.
Pedras da calçada, garrafas e até barras de ferro. Segundo as testemunhas ouvidas, tudo terá servido de arma de arremesso. “Primeiro destruíram os vidros de duas montras de uma pastelaria, aproveitando para roubar várias garrafas de bebida”, adiantou uma comerciante.
A fúria do grupo virou-se depois para um clube de vídeo. “Partiram os vidros da porta”, referiu a proprietária do estabelecimento. Pelo meio, uma paragem de autocarros também foi alvo de violência. “Estilhaçaram-na à pedrada”, explicou outro popular.
Antes de abandonarem o local, os desordeiros tiveram ainda tempo para partir à pedrada a montra de uma dependência do Millennium.
Entretanto já a PSP havia sido alertada. “Fomos chamados inicialmente por causa de tiros ouvidos no bairro do Jamaica”, referiu fonte policial.
Antes de se deslocar à Av. 1.º de Maio, uma patrulha da PSP da Cruz de Pau foi ao Jamaica. “Não encontrámos invólucros de munições, nem sequer feridos”, referiu. No local dos distúrbios já só foi possível contabilizar os prejuízos. A polícia não chegou a tempo de fazer quaisquer detenções.

TORRES ALBERGAM 150 FAMÍLIAS
Os primeiros a chegar foram um grupo de são-tomenses. Em 1983 encontraram um local para morar, na Quinta dos Chicharros, Fogueteiro, no concelho do Seixal. Várias torres, todas com mais de cinco andares, foram deixadas a meio pelos construtores civis e estavam prontas a ser ocupadas, sem ser necessário pagar de renda. Havia só um problema: os prédios tinham apenas pilares e placa. Mas isso não afastou os novos moradores. Com o passar dos anos, amigos e compatriotas assentaram tijolos, levantaram paredes e foram criando um ambiente mais familiar para os filhos.
Hoje, passadas mais de duas décadas, cerca de 150 famílias habitam o rebaptizado bairro do Jamaica. Sem luz, água canalizada, nem tão pouco esgotos, imigrantes das ex-colónias portuguesas, ciganos e alguns (poucos) imigrantes da Europa de Leste aguardam que a Câmara do Seixal se lembre de os enquadrar no Plano Especial de Realojamento. Mas a espera é longa e dura. Praticamente todas as semanas, PSP e GNR visitam o bairro, investigando inquéritos de tráfico de droga e roubos. “Trata- -se de um bairro difícil, especialmente para as polícias”, disse ao CM fonte policial.

PORMENORES

DESTRUIÇÃO
Um morador da Av. 1.º de Maio, testemunha dos actos de vandalismo, recordou ao ‘CM’ os “cerca de vinte minutos consecutivos de violência a que assistiu”. “Durante todo esse tempo eles apedrejaram tudo quanto viram. Foi assustador”, salientou.

SANGUE
A PSP investiga um rasto de sangue encontrado numa escadaria que dá acesso ao bairro do Jamaica, situado paredes meias com o local dos distúrbios. “Analisa-se a hipótese de terem havido confrontos físicos”, referiu fonte policial.

FÁBRICA
Moradores queixaram-se ao ‘CM’ de que, na Av. 1.º de Maio, perto do local dos distúrbios, existem instalações de uma empresa abandonada, que servem de abrigo a toxicodependentes. “Quem passar por ali à noite é alvo de roubos consecutivos”, exemplificou uma moradora.

SAIBA MAIS
4649 casos de delinquência juvenil registados pela PSP e pela GNR em 2006. A criminalidade grupal aumentou 12.9% no mesmo ano, tendo sido registados 7595 casos.
5 são os bairros mais problemáticos da Margem Sul: Picapau e Monte da Caparica (Almada), Jamaica, Quinta da Princesa (Seixal) e bairro da Bela Vista (Setúbal).

CRIMINALIDADE GRUPAL
Os grupos são normalmente constituídos por jovens, que actuam de modo expontâneo, sem planear os crimes. É frequente o uso de armas de fogo.

RUSGAS
O bairro do Jamaica situa-se na área de policiamento da PSP da Cruz de Pau. É alvo de frequentes rusgas das autoridades, que têm feito várias detenções.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estes tipos estão a tirar o lugar aos skins na violencia.

2 de maio de 2007 às 16:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E aos poucos o nosso país vai sendo invadido.

Um abraço

2 de maio de 2007 às 17:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

À atenção dos patrioteiros do Minho a Timor.

2 de maio de 2007 às 18:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Lusa que o jovem foi identificado terça-feira por "condução ilegal e perigosa" durante uma operação de fiscalização rodoviária de rotina, mas tentou resistir à detenção, acabando por morder a mão esquerda do militar, que teve de ser assistido no Hospital de São Francisco Xavier.

O mesmo condutor já tinha sido detido na segunda-feira, pela PSP de Oeiras, por se encontrar na posse de um carregador de arma com munições. No seu cadastro constam também os crimes de furto qualificado e tráfico de estupefacientes.

-----

Será que era negro, anarca ou nazi?

2 de maio de 2007 às 19:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

tudo nha calúnia o bairro da jamaica é bairro da paz e dalegria. se o preto fuma a gandja é para ter a alegria. branco racista vai para a tua terra.

2 de maio de 2007 às 20:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

epá sempre a falar mal dos nossos jovens....começo a ficar farto, esse bom povo africano que nos trás a sua característica alegria e enche de cor as nossos ruas, malditos sejam vocês nazi-fascistas que os oprimem.
deviam dar graças à divina providência por nos ter abençoado com tamanha dádiva, esses seres transbordantes de vitalidade e alegria

2 de maio de 2007 às 22:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Espero que sejam todos recambiados esses invasores. Portugal é Branco!

3 de maio de 2007 às 22:34:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home