Páginas

segunda-feira, março 25, 2024

ALEMANHA - POLÍTICO DENUNCIA TENDÊNCIA CRESCENTE DO SISTEMA PARA SABOTAR A DEMOCRACIA E REPRIMIR A DISSIDÊNCIA IDEOLÓGICA

Há uma tensão crescente entre os partidos da coligação que governam o governo tripartido da Alemanha, com os Democratas Livres (FDP) a intensificarem a disputa pela liberdade de expressão, especialmente quando se trata da controversa ministra do Interior do país.
A estrutura alemã de aplicação da lei e as agências de espionagem nacionais procuram remodelar o país com a nova “Lei de Promoção da Democracia”, que conterá uma série de medidas que permitirão ao governo tomar medidas contra aqueles que o criticam, incluindo a capacidade de processar expressões de opinião que normalmente ficam abaixo do limite de responsabilidade criminal.
Agora, vários políticos conhecidos do partido FDP, que é conhecido pelas suas tendências libertárias no que diz respeito à liberdade de expressão, estão a usar uma linguagem particularmente dura contra Faeser e os planos do governo. A crítica é notável dado o papel do próprio FDP na coligação.
O vice-presidente do Bundestag, Wolfgang Kubicki, que é o vice-líder federal do FDP, disse ao jornal Bild: “A luta contra a ‘Direita’ parece estar a transformar-se numa luta contra os direitos.” Ele agora chama à ministra do Interior “ameaça à democracia” e disse que “nunca sonhou” em descrevê-la dessa maneira. 
Outros políticos do FDP também estão a questionar a “luta contra a direita” de Faeser. “A liberdade de opinião e o princípio da proporcionalidade são conteúdos centrais da nossa constituição. O fim não justifica todos os meios. Bem intencionado não significa bem feito. Desacreditar críticas legítimas citando assassinato político é infame”, escreveu a deputada do FDP e ex-secretária-geral Linda Teuteberg. No entanto, Kubicki também ataca o presidente do Gabinete Federal para a Protecção da Constituição (BfV), Thomas Haldenwang (CDU), que introduziu uma série de mudanças políticas controversas. Entre eles está um parágrafo que permite à poderosa agência de espionagem doméstica monitorizar dissidentes quanto à “deslegitimação do Estado”. Os críticos apontam que este termo vagamente definido poderia ser usado contra os críticos do governo alemão. “Com a deslegitimação das instituições estatais, pode-se quase dizer que as críticas às acções dos actores estatais colocam o Estado em perigo”, disse Kubicki.
A Remix News cobriu as declarações de Haldenwang no passado. Ele é membro directo de um partido rival da AfD e ataca rotineiramente o partido da oposição. No ano passado, por exemplo, declarou na televisão pública alemã: “Já estamos a observar que a AfD e os membros da AfD estão a dar um contributo significativo para a promoção do extremismo na Alemanha: a propagação do ódio e do extremismo de Direita fazem parte da sua ideologia. As narrativas russas também são controladas e divulgadas por partes deste partido. Isto contribui para que o extremismo de Direita possa expandir-se na Alemanha. E nesses círculos, a canção de Putin é cantada”.
Kubicki está a traçar paralelos com a era da Alemanha Oriental (RDA), governada pelos comunistas, que tinha uma cláusula específica no código penal denominada “o crime de agitação anti-estatal”. “A ministra do Interior aparentemente não parece importar-se com o facto de cair nesta forma de pensar autoritária. Tudo o que posso dizer é: comigo não, Sra. Faeser”, disse Kubicki.
No passado, o FDP afirmou que não apoiaria certas medidas apresentadas pelos seus parceiros de coligação de Esquerda liberal, como uma nova lei que liberalizou significativamente as leis de imigração na Alemanha. O partido, no entanto, tem enfrentado uma pressão crescente nas sondagens, deixando a liderança do partido a lutar para salvar o partido após uma série de graves derrotas eleitorais a nível estatal.

*
Fonte: https://www.rmx.news/article/the-fight-against-the-right-is-turning-into-a-fight-against-rights-top-liberal-german-politician-warns-interior-minister-is-threat-to-democracy/

* * *

Pudera - não é democrata quem pode e a elite reinante lida muito mal com a verdadeira discordância ideológica, que só é representada pela Direita Nacionalista...




Sem comentários:

Enviar um comentário