Páginas

quarta-feira, julho 09, 2025

CONFERÊNCIA DE NAÇÕES EUROPEIAS QUE QUEREM SER SOBERANAS

No Sáturnes, a conferência da Comissão Internacional para Cidadãos Europeus (ICEC) ocorreu em Cardiff, onde os membros se reuniram para marcar um marco na cooperação entre os movimentos pró-independência da Europa.
O evento contou com a presença dos sete países-membros do ICEC – Escócia, País de Gales, Catalunha, País Basco, Flandres, Tirol do Sul e Véneto – bem como delegações da Bretanha e da Sicília.
Na conferência, as sete Nações assinaram a Declaração de Cardiff, um compromisso multilateral com a auto-determinação pacífica e democrática e com uma colaboração mais estreita entre os países-membros do ICEC.
A declaração também delineou uma visão de independência nacional baseada na participação dos cidadãos, no apoio mútuo e nos valores democráticos europeus.
Afirma: "Acreditamos que a Europa do futuro deve ser construída sobre os alicerces da democracia, da igualdade e da vontade soberana de todos os seus Povos. Diante dos persistentes déficites democráticos e das forças centralizadoras, reafirmamos que a nossa visão partilhada é de auto-determinação, maior participação cidadã e o direito de todas as Nações de moldarem os seus próprios futuros."
A declaração reconhece que, embora a jornada de cada Nação rumo à independência seja diversa, "o nosso compromisso é unido".

A declaração promete o seguinte:
Trabalhar o mais próximo possível como Nações e movimentos para construir laços fortes e duradouros entre nós.
Partilhar conhecimento, experiência, boas práticas e estratégias de campanha eficazes para fortalecer e acelerar o sucesso das nossas respectivas campanhas.
Apoiar uns aos outros diante dos desafios, promovendo a solidariedade e o espírito de progresso mútuo.
Comprometer-nos com a participação em massa e o engajamento popular como força motriz dos nossos movimentos, garantindo que as nossas campanhas pela independência sejam abertas, acessíveis e representativas de todo o nosso Povo.

A declaração acrescenta: "Hoje, em Cardiff, não somos movimentos isolados, mas parte de uma rede crescente e progressista de Nações determinadas a moldar nossos próprios destinos — juntas."
A conferência apresentou actualizações de campanha de todas as Nações participantes, bem como discussões sobre mobilização em massa e oportunidades internacionais.
Os participantes disseram acreditar que a conferência reafirmou o ímpeto dos movimentos de independência da Europa e seu compromisso com "um futuro justo e democrático".
Comentando, Shona McAlpine, representante da Escócia no ICEC, disse: "A Declaração de Cardiff estabelece as bases para uma cooperação mais aprofundada e progresso partilhado."
Phyl Griffiths, presidente da YesCymru e porta-voz do ICEC para o País de Gales, acrescentou: "Isto é mais do que uma declaração: é um passo adiante em conjunto para as nossas Nações."
O CIEM é reconhecido como uma das mais importantes estruturas internacionais que atuam em prol do exercício normal do direito à autodeterminação na Europa.
Ela trabalha para promover a cooperação, a troca de conhecimento e a defesa mútua entre seus países-membros.

*

Fonte: https://www.thenational.scot/news/25292209.scotland-among-7-countries-sign-independence-declaration/?fbclid=IwY2xjawLacRNleHRuA2FlbQIxMABicmlkETBFYkFCSEQ2OGRJdUd2UEh2AR7rQ4xiL2Me6W_R9KdiPkngwmHo7iQEQRkfXGJkx0RzRRlwQW2G8C_UoiigZA_aem_Qb_VPHur_ISJwxSrYHBs9A

* * *

Catalunha, Flandres, Tirol do Sul e Véneto, Escócia, ou aliás, Alba, Gales, ou aliás, Cymru, País Basco, ou aliás, Euskadi... e Bretanha, e Sicília, Nações europeias a acordar, a caminho por isso da soberania, para maior glória de uma Europa das Nações livres...


22 comentários:

  1. Respostas
    1. Consta que tem idioma próprio, o Sardo, distinto do Italiano.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. SIm, o chamado País de Oc, é uma Nação latina distinta da chamada França, que é o País de Oil. O Occitano é mais parecido com a língua da Catalunha e um português percebe mais facilmente um occitano a falar do que um indígena do norte de França.

      Eliminar
  3. Galicia? A Galicia infelizmente é direitista no pior sentido do termo. Conservadorismo antietnicista. Quando a Catalunha quis ser independente, os direitistas foram todos contra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tem sido verdade, mas também há algum independentismo na Galiza.

      Eliminar
  4. Os partidários de Le Pen são contra o uso das línguas regionais. Que belos nacionalistas eles são?! Não são nacionalistas propriamente, mas imperialistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas, para já, urge travar a iminvasão, pelo que o partido de Le Pen está a ter a sua utilidade. Cabe aos nacionalistas locais garantir que a sua língua, errada e sonsamente designada como «regional», consiga sobreviver e divulgar-se no seio da sua gente.

      Eliminar
  5. vc apoia naçoes ibericas livres mas galecia do sul/suevia sob lusitanis/lisboa idem conios alentejanos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só bacoradas nessa conversa. Não há na Ibéria nenhuma «Suévia», ou então também haveria uma Alânia, uma Vandalânia, uma Visigótia ou coisa parecida. A «Galécia do Sul» é Portugal e o Douro não é uma fronteira. Do mesmo modo, não há «Cónios». Portugal é uma só Nação de norte a sul. Todas as outras Nações ibéricas de que falo têm o seu próprio idioma e só nesse sentido é que podem ser designadas como Nações, e o mesmo se aplica a Portugal, que também só fala uma língua, do Minho ao Algarve, Madeira e Açores.

      Eliminar
    2. Este tipo do brasil anda aqui há anos a dizer disparates do género, nem sabe o que é uma nação, ou se calhar pensa que estamos na idade do ferro. Mesma gente, mesma língua, mesma consciência nacional, do norte ao sul, até geneticamente: https://imgur.com/a/wJforPS Isto é um pca do estudo de adn do Pimenta 2019, estão centenas de amostras de Lisboa e do Porto e as amostras caiem em cima umas das outras, entendes o que é que isso significa?

      Eliminar
    3. sim etnos e so lingua entao luso bostileiros sao europeus kk

      Eliminar
    4. «etnos e so lingua entao luso bostileiros sao europeus»

      Mais uma falácia do brasuca. Ninguém aqui disse alguma vez que «etnos» era só língua. Não há é etnos sem língua, e claro que também há a pertença ao Povo local e o sangue, motivo pelo qual a esmagadora maioria dos bostileiros não cabe na Nação portuguesa, em virtude do sangue não europeu que nas suas veias corre.

      Eliminar
    5. ha anos nao ha mais de uma decada e meia sou dos poucos antigos eu o betola o afonso muita gente sumiu oestreminis treasureeker vera tenho saudades desse blog no auge a net ocidente eram melhores menos wokes

      Eliminar
    6. em 2009 eu fazia topicos com mil posts inclusive o blog nao tinha moderacao acho que tive influencia nisso kk ja sao mais de uma decada e meia alias havia 500 visitas diarias no blog agora precisa de um mes ate o hyperborea afonso acabaram idem firehead so o celso resiste

      Eliminar
    7. e eu disse na zuacao pois a quem interessa nacoes como porto livre de lisboa sao nortenhos igual thor eu nao ganho nada com isso

      Eliminar
    8. mas meus ancestrais tugas eram nortenhos pois minha pele e palida igual a deles mas claro pros nortenhos como thor que deve pesar mais sei pois aqui no br tambem temos questoes de latitudes internas o rio foi nossa lisboa minha uf foi muito prejudicada pelo centralismo ao mesmo tempo sou da capital de uma uf e sei tambem o lado do lisboeta pois a segunda cidade daqui tambem odeia minha cidade

      Eliminar
    9. "mas meus ancestrais tugas eram nortenhos pois minha pele e palida igual a deles"

      lol dizem, todos o mesmo, depois são todos parte de três continentes: https://i.postimg.cc/7YGpQ3WL/8996568.png

      Eliminar
  6. A maior traição feita contra Portugal em toda a história do país:

    https://irn.justica.gov.pt/Noticias-do-IRN/Nacionalidade-IRN-recebeu-mais-de-1-5-milhoes-de-pedidos-em-5-anos

    Como reverter isto? 1.1 milhões de papeis dados em 5 anos, brasil, palops, india, mais os sefrditas. Portugal acabou. Alegam um avô europeu e está feito.

    ResponderEliminar
  7. https://revistaforum.com.br/historia/2025/7/11/por-que-africa-considerada-bero-da-humanidade-183179.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. congo e otimo mas ir morar la vcs wokes fogem ne idem diaspora

      Eliminar