O Natal foi cancelado para muitos em França devido a uma série de roubos, incêndios criminosos e ataques com faca, além de actos de destruição de propriedade em vários locais do país.
Um trio de ladrões de carros e pacotes, operando no distrito de Melun Val de Seine produziu centenas de milhares de euros em danos e privou famílias dos seus presentes de Natal. A equipa, que tem entre 19 e 21 anos, roubou 11 contentores contendo presentes de Natal para serem entregues na noite de 14 para 15 de Dezembro pela Chronopost. Também roubou duas carrinhas de entrega pertencentes à empresa de entrega em Brie-Comte-Robert.
No entanto, o grupo só foi apanhado em 19 de Dezembro, perto da floresta Rougeau em Seine-et-Marne, depois de um polícia de rodovia pública os ver ao volante de um veículo Renault Megane roubado. Quando o polícia tentou pará-los, uma perseguição em alta velocidade começou e chegou até Essonne, quando os três homens ficaram sem combustível. Foram presos por forças policiais especializadas, de acordo com Actu.f r. Dentro do veículo, encontraram-se pés de cabra e as chaves de outros cinco veículos roubados que foram levados de uma concessionária em Cesson nos dias 15 e 16 de Dezembro, o que significa que os ladrões invadiram a concessionária logo após o roubo do presente de Natal. “Eles estavam muito activos e uma quantidade significativa de comunicação telefónica (entre a polícia) permitiu que fossem apanhados em outros casos cometidos na noite anterior”, disse uma fonte policial. A princípio, os suspeitos negaram os roubos, mas na verdade filmaram-se a colocar balaclavas logo antes dos roubos, com os quais a polícia os confrontou. “Eles acabaram por pelo menos admitir os factos”, disse a fonte policial.
Dois aguardam julgamento criminal, enquanto o terceiro está sob supervisão judicial.
Reincidente violento aterroriza loja um dia depois do Natal
No dia seguinte ao Natal, o reincidente Mustafa Bessam, de 53 anos, roubou um gerente na Obral Déstockage, uma loja na Avenue des Prés-le-Roi em Bourges, logo na abertura da loja. O homem sacou um estilete e ameaçou o gerente. Ele roubou uma garrafa de rosé e fugiu do local. Embora tenha sido apanhado pelo gerente, a polícia não respondeu aos seus pedidos de reforço, e o homem fugiu.
Mustafa Bessam tem 43 condenações ao longo de 30 anos e foi acusado de violência com uso de arma e roubo no último caso. O tribunal criminal de Bourges sentenciou-o a trinta meses de prisão, seis dos quais estão suspensos, de acordo com o Le Berry Republican. A sua primeira condenação por violência foi em 1994. No entanto, o homem retornou às 5 da tarde e intimidou os clientes com a sua arma, momento em que foi, dessa vez, abordado e preso. A polícia chegou ao local para prendê-lo.
Camião cheio de presentes de Natal para caridade é roubado e vandalizado
Os ladrões não só roubaram presentes de Natal de caridade de uma associação que montou uma mercearia especial para fornecer comida a idosos e moradores de rua todo mês desde 2020, como também destruíram o camião.
Na noite de 19 de Dezembro, um camião carregado com pacotes de caridade de Natal foi roubado na rue Paul Marcelin em Vaulx-en-Velin. A organização, ASAV solidarity grocery store, foi alertada de que o camião foi encontrado abandonado num estacionamento na mesma cidade, mas sofreu danos extensos, de acordo com Le Progress. Uma queixa foi registada na esquadra de polícia, com o presidente da associação, Mohamed Zaiani, afirmando que era “muito triste porque além de roubar produtos, eles quebraram o camião”.
Presépio de Natal é incendiadoNa noite de 27 de Dezembro, houve um suposto ataque incendiário que destruiu um presépio no mercado municipal de La Roque-Gageac, em Dordogne. O presépio tem sido instalado todos os Natais desde há 20 anos, e o autarca, Jérôme Peyrat, disse que era “uma obra notável… projectada por um artesão da cidade”.Os bombeiros conseguiram evitar que o fogo se alastrasse ainda mais no mercado, segundo Sud Oue. “Secularismo muito mal compreendido? Violência contra um símbolo cristão? Imbecilidade grosseira? Um pouco de tudo isso? Qualquer que seja a pergunta real, ela encontrará a mesma resposta”, disse Jérôme Peyrat, que anunciou que apresentará uma queixa criminal. Também anunciou que um novo presépio será construído: “Não nos deixaremos impressionar e preservaremos as nossas tradições e os nossos valores”, escreveu.
Estátua de Jesus é roubada de cemitérioUm roubo de estátuas de bronze de Jesus ocorreu durante as férias de Natal num cemitério localizado em Ambérieu-en-Bugey, época em que o cemitério está menos movimentado.Como observa o jornal francês Progress, os fiéis cristãos veem o roubo de estátuas de Jesus neste dia simbólico como uma profanação. “Redireccionámos as reclamações para a autarquia, que administra o cemitério. Furtos em cemitérios não são novidade, mas é a primeira vez que temos um desta magnitude aqui”, disse um funcionário do cemitério.O jornal francês também observa que estes roubos “exigiam uma mão especialista, já que ferramentas são necessárias para poder destacar a figura religiosa da sua cruz. Apenas os Jesuses de bronze eram removidos. Roubos destes metais são frequentes em cemitérios, por saqueadores inescrupulosos que os revendem.”Uma família que estava de visita a um ente querido notou um grande número de estátuas de Jesus a faltar em túmulos no cemitério.A polícia chegou ao local e registou o crime, mas o Progress relata que o “casal está ferido por este dano, ressente-se da municipalidade por não trancar o portão de entrada à noite e considera que é simplesmente profanação. Notificou a polícia e vai registar uma queixa.”Esta é apenas uma pequena amostra de alguns dos incidentes que aconteceram em França durante a temporada de férias.
*
Fonte: https://rmx.news/article/christmas-chaos-in-france-knife-attacks-hundreds-of-gifts-stolen-arson-attack-on-a-nativity-scene-and-a-cemetery-robbed/
Sem comentários:
Enviar um comentário