O antigo local abriu o seu Monument Field às 07:45 GMT para que as multidões pudessem ver o Sol nascer sobre as icónicas pedras.
Apesar de uma manhã ventosa em Wiltshire, as pessoas seguiram a "atracção espiritual da área" para marcar o Solstício de Inverno, que é o dia mais curto do ano. A partir de agora, as noites começarão a diminuir lentamente e os dias ficarão gradualmente mais longos.
O sol nasceu em Stonehenge aproximadamente às 08h09, no meio de aplausos e comemorações. A previsão é de 16h02, o que significa que haverá pouco menos de oito horas de luz do dia.
O funcionário público Chris Smith, 31, veio a Stonehenge pela primeira vez. "Isto é tudo sobre renovação, renascimento, estamos a entrar no ano novo, e também é um bom momento para reconhecer o que está a acontecer no ano que passou", disse ele. "Para mim, foi um ano um tanto tumultuado. Muita coisa aconteceu para mim nos últimos 24 meses. Esta é uma oportunidade de consolidar tudo o que aconteceu neste ano, enterrar isso no passado e poder seguir em frente para este novo ano que vem." "Há uma vibração. Quer dizer, se se olhar ao redor, ver-se-á que toda a gente está aqui, há uma energia tão grande no espaço." "Consegue-se realmente sentir, como se tudo fosse uma boa vibração. As pessoas estão aqui apenas a divertir-se, e este é um dos atractivos deste tipo de evento." "Temos pessoas aqui de todas as esferas da vida. Esta é a comunidade. E eu acho que na era de hoje, isto é algo muito importante para se fazer."
Acredita-se que as pedras, que foram colocadas ali por volta de 2500 a.C., alinham-se com os movimentos do Sol durante os dois Solstícios, marcando a mudança das estações.
Normalmente, o acesso de grandes multidões é proibido, mas a English Heritage abre o local para os Solstícios de Verão e Inverno.
O director de Stonehenge da English Heritage, Steve Bax, disse: "Foi fantástico receber cerca de 4500 pessoas em Stonehenge esta manhã para celebrar o Solstício de Inverno, e ficamos felizes que mais de 100000 pessoas também tenham assistido ao vivo online de todo o mundo." "Foi uma celebração agradável e tranquila, apesar do Sol não aparecer, e foi óptimo ver tantas famílias a divertir-se ao redor do monumento."
Na vizinha Avebury, que abriga outro antigo círculo de pedras, dois homens vestindo capas podiam ser vistos tocando trompas enquanto as pessoas se reuniam para assistir ao nascer do Sol sobre os campos.
Perto do círculo de pedras há um grupo de faias nas quais as pessoas amarram fitas.
Esta é uma tradição pagã conhecida como "árvores dos desejos", feita como orações aos espíritos das árvores ou em memória de entes queridos.
Em Somerset, Glastonbury Tor também viu multidões de pessoas subindo a colina no início desta manhã para marcar o nascer do Sol.
O Tor faz parte das ruínas da Igreja de São Miguel do século XV e eleva-se 158m acima do Somerset Levels para oferecer uma vista panorâmica de Wells, do Canal de Bristol, Wiltshire, das Colinas Polden e Exmoor. É considerado por alguns como um local espiritual, assim como Stonehenge. No topo da colina, uma fogueira foi acesa e canções foram cantadas pelas pessoas ali reunidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário