Um homem de 26 anos do Mali foi baleado e morto pelas autoridades na estação de comboio Porta Nuova, em Verona, na manhã de Soles, após atacar com faca um polícia.
O ataque reacendeu um debate em andamento sobre o aumento da criminalidade migratória na cidade italiana, com um legislador local a considerar uma recente onda de incidentes como "ordem do dia".
De acordo com o Corriere del Veneto, o homem causou distúrbios significativos durante a noite, incluindo quebrar uma janela da estação e agredir polícias locais. Depois de ser expulso temporariamente, ele retornou à estação por volta das 7h, onde atacou um polícia de transporte.
Em legítima defesa, o polícia disparou três tiros, um dos quais atingiu o agressor no peito. Apesar das tentativas imediatas de ressuscitar o homem, ele sucumbiu aos ferimentos no local.
As autoridades estão agora a investigar o incidente, analisando imagens de vigilância para reconstruir completamente os eventos que levaram ao tiroteio.
O incidente desencadeou uma onda de reacções da política local e nacional, incluindo o vice-primeiro-ministro italiano Matteo Salvini, que postou no X, “Com todo o respeito, não sentiremos falta dele. Obrigado à polícia por cumprir o seu dever.”
Os seus comentários foram recebidos com críticas de parlamentares da oposição, com o senador do Partido Democrata Franco Mirabelli condenando a resposta de Salvini como "uma vergonha para o nosso País".
Autoridades locais, incluindo o autarca de Verona, Damiano Tommasi, e a vereadora Stefania Zivelonghi, lamentaram a perda de vidas, mas enfatizaram a sua solidariedade para com a polícia.
“O pesar pela perda de uma vida humana une-se à grande solidariedade com a Polícia Ferroviária e a Polícia Local envolvidas no ataque”, disse o autarca à imprensa local.
O incidente na estação Porta Nuova é o mais recente de uma série de crimes violentos na área. Poucos dias antes, polícias foram atacados por outro homem armado com uma pedra e uma barra de ferro. A frequência crescente de tais incidentes tem alarmado moradores e autoridades.
O deputado Alberto Stefani da Liga Veneta anunciou planos para um protesto, afirmando: “É mais um episódio de crime na estação Porta Nuova, onde um estrangeiro armado fica furioso e ataca a polícia, com um epílogo trágico. Violência, roubos e assaltos são a ordem do dia na área da estação de Verona.”
Verona Domani, um grupo político local, está a pedir mais recursos para lidar com o crescente problema da criminalidade. Matteo Gasparato, presidente do grupo, pediu ao autarca que implementasse uma campanha extraordinária de recrutamento para a polícia local.
“Pedimos o máximo apoio e a máxima solidariedade para aqueles que cumprem com o seu dever”, disse, salientando a importância de acelerar o processo de expulsão de criminosos estrangeiros.
*
Fonte: https://rmx.news/article/police-officer-shoots-dead-knife-wielding-malian-at-verona-train-station-sparking-heated-political-debate-on-rising-migrant-crime/
* * *
Vá lá que pelo menos este caso teve um final feliz, por assim dizer... não só o polícia não sofreu nada (pelo menos por enquanto), como o País e a Europa ficaram livres de mais um criminoso... a população italiana, a população europeia e, especialmente, as suas forças de segurança, estão agora um nadinha mais seguras ou menos inseguras do que antes... Já agora, e visto de fora, seguramente que, neste caso, o citado senador do Partido Democrata Franco Mirabelli é que envergonha o seu País, não é Salvini; se em Itália só houvesse francomirabellis, ou miserabellis, se não houvesse gente a pensar, neste caso, como Salvini, então estava a Itália bem fodida e seria, neste momento, uma vergonha para a Europa.
Se os latinos não tivessem alcançado a proeminência na região, vc acha que hoje a Itália seria uma nação etrusca? Ou mesmo grega? Italiota?
ResponderEliminarÉ possível que fosse etrusca, ainda que os Etruscos fossem minoria... os Italiotas pareciam constituir uma clara maioria, pelo que me parece mais provável que a Itália fosse ainda hoje maioritariamente indo-europeia do ramo italiota, sim.
Eliminarate em cidades icones de porte comum o lixo ja ta destruindo
ResponderEliminar