Em discurso proferido no Dia da Unidade Alemã, o chanceler Olaf Scholz gerou polémica ao acusar uma parcela significativa dos eleitores da Alemanha Oriental de apoiar partidos autoritários e radicais. Falando no Teatro Estadual de Mecklenburg em Schwerin, Scholz expressou as suas preocupações sobre o clima político na Alemanha Oriental, alegando que um terço dos eleitores na região estavam-se a afastar dos valores democráticos liberais: “A vasta maioria dos cidadãos na Alemanha mantém-se firme na base da nossa ordem liberal. Essas são as pessoas sensatas e decentes, essas são as que não apenas reclamam, mas também se envolvem pelo nosso país”, disse ele.
No entanto, ele repreendeu aqueles que optaram por ir contra o seu governo de coligação fracassado e votar em partidos anti-imigração como a Alternativa para a Alemanha, acusando-os de "prejudicar todo o nosso país, a nossa economia e a nossa reputação no mundo".
"Será preciso muito trabalho duro para reverter essa tendência", alertou.
Os comentários de Scholz ocorrem no contexto de um dia destinado a celebrar a reunificação da Alemanha, enfatizando a necessidade de reflectir sobre o passado e reconhecer as dificuldades enfrentadas por milhões de alemães orientais durante a transição.
“Esta é provavelmente uma das razões para o clima ainda especial, o descontentamento especial e as peculiaridades políticas que caracterizam a Alemanha Oriental hoje”, afirmou.
Os comentários do chanceler provocaram uma onda de reacções nas redes sociais, com muitos expressando raiva e descrença na sua avaliação.
Ele enfatizou a importância de reconhecer o contexto histórico, notando que, para muitos alemães orientais, a revolta após a reunificação pareceu um “colapso de toda a sua vida até àquele ponto”, o que descreveu como uma desvalorização do seu conhecimento e das conquistas da vida. “Isso nunca deve ser esquecido ou varrido para debaixo do tapete”, alertou.
O discurso de Scholz focou na necessidade de unidade e resiliência diante do populismo. “O centro é muito maior do que os radicais nas bordas”, declarou.
*
Fonte: https://rmx.news/article/you-are-damaging-our-country-chancellor-scholz-criticizes-eastern-voters-for-authoritarian-choices-on-german-unity-day/* * *
Cada vez mais se observa o nervosismo das elites em deixar que o seu usualmente (mal) disfarçado desprezo pelo «povinho» venha cada vez mais ao de cima...
democracia e so quando vc elege pessoas que vao usar uma avalanche demografica marrom pra te genocidar kk se vc ousar se defender isso se chama nazismo odio
ResponderEliminar