Páginas

sexta-feira, dezembro 05, 2014

O CORVO DA TOMADA DE LEIRIA


Era uma vez ... nos tempos do primeiro rei de Portugal, as hostes do Rei Afonso, vieram , em estugada marcha, do norte ao sul, com desejo de conquistar o Castelo de Leiria que aquele Rei havia edificado, anos antes, e os mouros tinham tomado depois da grande matança da gente portuguesa.
Ao chegar às proximidades de Leiria, que então ainda não era cidade, o Rei dispôs os seus guerreiros a norte do castelo, num montículo, hoje conhecido como Cabeço de El-Rei, donde ia partir para o assalto por aquele lado menos difícil para a tomada da fortaleza.
Devia ser uma alvorada sem brumas a prenunciar um dia de sol claro a refulgir nas pontas das lanças e nas espadas dos soldados portugueses.
Quando todas as tropas estavam já prontas para a arrancada pousou um corvo, no alto de um pinheiro, que começou a agitar as asas com frenesim e a crocitar com alegria. Tal facto muito contentou as tropas do Rei Afonso e mais os entusiasmou por verem nele um sinal de bom agoiro para a empresa que iam cometer: a conquista do Castelo de Leiria. Este acontecimento é hoje memorado no brasão da cidade de Leiria, que mostra um corvo em cima dos dois pinheiros que ladeiam a sua torre central.
*
Fonte: http://lendasdeportugal.no.sapo.pt/distritos/leiria.htm
* * *

Não me lembro porque é que tinha aqui agendada a publicação disto para o princípio de Novembro - 4, por acaso, mas vai a 5 - mas cá fica, uma lenda fundacional da herança folclórica nacional, com referência ao corvo como sinal da batalha, possível elemento de raiz indo-europeia.

5 comentários:

  1. Os seguidores da "religião da paz", vindos da Síria, semearam o terror na cidade de Grozny mas os militares ao serviço da Grande Nação Europeia, a Rússia, deram-lhes uma grande derrota, dez Jiadistas e 28 feridos e capturados. Jamais vergarão a grande Rússia.

    https://www.youtube.com/watch?v=QIC2lI2Exys

    ResponderEliminar
  2. MUITO IMPORTANTE DIVULGAR E PARTILHAR:

    já ouviu falar do TTIP? Se não ouviu, não se admire porque a ideia é mesmo essa: que poucos conheçam aquilo que um grupo reduzido de políticos e empresários está, desde junho de 2013, negociando nas costas dos cidadãos de seus países
    Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_12_05/EUA-e-Europa-cozinham-acordo-nas-costas-dos-cidad-os-7873/

    ResponderEliminar
  3. Ministério da Defesa russo desenvolve plano de crescimento do patriotismo
    Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_12_05/Minist-rio-da-Defesa-russo-desenvolve-plano-de-crescimento-do-patriotismo-6285/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patria = homeland dos pais (nacao) nao imperio mas pelo menos e solo eurasiano ainda

      Eliminar
  4. Pentágono preocupado com progresso tecnico-militar na Rússia
    Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_12_05/Pent-gono-preocupado-com-progresso-tecnico-militar-na-R-ssia-0864/

    ResponderEliminar