Páginas

terça-feira, dezembro 09, 2014

NA SUÍÇA - FAMÍLIA DESALOJADA PARA DAR LUGAR A ALÓGENOS

Fonte: http://www.minutodigital.com/2014/12/09/suiza-echan-a-una-familia-de-su-domicilio-para-alojar-a-unos-demandantes-de-asilo/
*
Numa povoação do cantão suíço de Argóvia ou Aargau, uma família indígena, a dos Ottiger, foi expulsa do seu domicílio para dar lugar a refugiados.
Os Ottiger viviam desde há ano e meio numa casa que é propriedade da comunidade e que anteriormente foi a escola de Moosleerau. As autoridades municipais resolveram agora cancelar o contrato de aluguer com a família para nesse local poder alojar um grupo de alógenos. A justificação é a da obrigação que os municípios têm de acolher certa e determinada quantidade de refugiados, e de não haver no momento outro sítio para os pôr.
A família indígena queixa-se de que esta possibilidade nunca lhes tinha sido comunicada. A mãe de família Karin Ottiger não esconde a sua indignação: «os refugiados são alojados e a minha família vai para a rua.» Ela, o seu marido e o seu filho de treze anos têm de sair antes do fim de Março. Acrescenta: «Não sabemos se vamos poder encontrar um novo alojamento pelo mesmo preço que pagávamos pela casa da qual somos desalojados, 1250 francos (1040 euros) suíços mensais.»
Quanto aos refugiados, nada pagarão, uma vez que as suas despesas ficam todas a cargo dos contribuintes suíços, Ottiger incluídos...
Até agora a comuna de Moosleerau pagava dez mil francos suíços (8325 euros) por ano para não acolher nenhum refugiado. Todavia as autoridades do cantão de Argóvia aumentaram a pressão sobre a comuna e decidiram aumentar o imposto a pagar pelas localidades que não querem receber nenhum refugiado, exigindo uma soma já demasiadamente elevada para uma povoação que tem apenas mil habitantes, mais coisa menos coisa.

Resta aos autóctones continuarem a acordar, para votarem cada vez mais no partido nacionalista, SVP, que já é o mais votado em Argóvia, mas ainda não atingiu aí a maioria. Quanto mais poder tiver a força partidária nacionalista, menos a elite reinante poderá impingir ao povo obscenidades como a que acima se lê.

3 comentários:

  1. Olha-me para esta notícia relacionada, Caturo:

    http://www.dailymail.co.uk/news/article-2758055/Outraged-Swiss-village-1-000-residents-forced-raise-taxes-African-refugee-mother-seven-moves-costs-40-000-month-benefits.html

    ResponderEliminar
  2. Agradecia que publicasse o meu comentário.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, tinha sido publicado aqui:

    http://gladio.blogspot.pt/2014/09/na-suica-aldeia-indignada-por-ter-de.html

    ResponderEliminar