Páginas

domingo, fevereiro 15, 2009

LUPERCÁLIA

Dia 15 de Fevereiro é marcado pela celebração da Lupercalia, cuja designação vem de «Lupus», isto é, «Lobo». Pode ter a ver com a Loba que amamentou Rómulo e Remo, as crianças em cujo futuro se albergava a fundação de Roma.

Trata-se da culminação de uma sucessão de dias ditos «nefastos», que, neste contexto, não significa que sejam necessariamente maus, mas sim perigosos, e é a um tempo uma festa de fertilidade, da vinda da Primavera, e de honra aos antepassados mortos.

A festa é dedicada a FAUNUS, e começava com os sacerdotes luperci a sacrificar bolos, e um bode (e/ou um cão), cujo sangue era passado pela testa dos jovens reunidos, e começava então uma correria, com estes jovens circulando em torno do monte Palatino (cerca de 5 km) percorrendo o caminho que Rómulo seguiu ao traçar a linha de circunscrição de Roma (no acto da fundação da cidade), e circulando pelas ruas da cidade, batendo com peles de bode nas mulheres jovens que encontrassem, para as fertilizar.

Celebração de carácter sexual, incluía naturalmente muito daquilo a que se chama «rebaldaria».

A cor deste dia é o vermelho, a mesma cor do dia de S. Valentim, possivelmente inventado para substituir a festividade pagã.

4 comentários:

  1. Quero ser o primeiro a desejar ao dono deste tasco um feliz aniversario!
    Parabéns pelos teus 40 anos de idade e que continues a ser tu mesmo.
    Forte abraço

    ResponderEliminar
  2. Ainda estou longe dos quarenta, ó rapaz... :)

    Mas obrigado, de qualquer modo. Força Nisso.

    ResponderEliminar
  3. Caturo encontrei uma noticia que será muita importante para ti, leia.

    http://www.abelard.org/hitler/hitler.php#staempfle

    Um pouco da historia do Nacional-Socialismo.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, homem. E que faças muitos.
    Bem, é caso para dizer raios partam a merda do cristianismo! Isso é que eram costumes (tirando a parte dos sacrifícios).

    Saudações

    ResponderEliminar