quarta-feira, setembro 18, 2019

MINISTRO INDIANO DECLARA QUE A ÍNDIA DEVERÁ RECUPERAR A PARTE DE CAXEMIRA EM POSSE DO VIZINHO ISLAMISTA

O ministro de Relações Exteriores da Índia declarou que espera que a Caxemira controlada pelo Paquistão se torne um dia território indiano, atiçando mais a crescente disputa territorial entre os dois rivais nucleares.
A região da Caxemira actualmente administrada pelo Paquistão "faz parte da Índia e esperamos que um dia tenhamos jurisdição física sobre ela", afirmou Subrahmanyam Jaishankar em entrevista colectiva nesta Martes.
Acrescentou que a Índia enfrenta um "desafio único" do Paquistão, acusando Islamabad de "abertamente" usar o terrorismo como parte da sua política externa.
As suas declarações inflamatórias acontecem um dia depois de um ministro-chefe no Estado indiano de Gujarat alertar o Paquistão que Nova Déli estava pronta para recuperar Caxemira a fim de "reunir" a Índia.
Islamabad "deve estar pronto para perder a Caxemira ocupada pelo Paquistão", pontuou o ministro-chefe de Gujarat, Vijay Rupani, segundo os média locais, usando a expressão indiana para o território em disputa.
A sangrenta disputa territorial remonta a 1947, após a divisão da Índia britânica. Ambos os Estados recém-independentes da Índia e do Paquistão reivindicaram Caxemira, desencadeando a violência sectária que continua até aos dias actuais.
Os vizinhos com armas nucleares travaram uma série de guerras convencionais pelo estatuto de Caxemira, com as escaramuças nas fronteiras a tornar-se quase rotineiras. Em Fevereiro, jactos indianos bombardearam o que Nova Déli disse ser um esconderijo paquistanês do grupo insurgente islâmico Jaish-e-Mohammed (JeM), que havia realizado numerosos ataques terroristas em solo indiano. Islamabad retaliou abatendo um caça indiano.
As tensões aumentaram em Agosto, depois de a Índia revogar o estatuto especial de Jammu e Caxemira.
Nova Déli declarou que a decisão foi motivada pelo desejo de acabar com o terrorismo e a corrupção na região. Ambos os lados alertaram que a situação tensa poderia desencadear guerra - ou mesmo um conflito nuclear.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/2019091714528556-ministro-inflama-relacoes-com-o-paquistao-a-caxemira-sera-toda-da-india/

* * *

Uma ousadia que parece belicista mas que, à luz da ética, se justifica perfeitamente, pois que Caxemira foi totalmente indiana, aliás, hindu, antes da invasão e ocupação islamista. O governo indiano continua a manifestar a sua índole aberta e rigorosamente nacionalista, o que constitui uma oportunidade, se calhar precoce e por isso perdida, de os Nacionalistas ocidentais fortalecerem a sua posição através do estabelecimento de laços intercontinentais.