quarta-feira, janeiro 16, 2019

CURDOS QUEREM PROTECÇÃO CONTRA UMA EVENTUAL OFENSIVA TURCA

As Forças Democráticas Sírias (FDS), compostas principalmente por combatentes curdos, declararam estar prontas para apoiar a construção de uma zona de segurança no norte da Síria em troca da protecção por parte da comunidade internacional no caso de uma invasão estrangeira, declarou nesta Mércores o comando da organização.
"O FDS irá fornecer todo o apoio e assistência necessários para formar uma zona de segurança no norte e nordeste da Síria (…) no caso de obtenção de garantias internacionais que confirmem a protecção de toda a população da região, reforcem a segurança e a estabilidade, bem como garantam a ausência de uma invasão estrangeira", disse um dos líderes das FDS, citado pelo site oficial do grupo.
O comandante ressaltou que essa assistência incluiria a "protecção de todos os grupos étnicos (residentes na área) do perigo do genocídio".
As FDS destacaram não representar ameaça para nenhum país, incluindo a Turquia, e afirmaram esperar "alcançar o entendimento mútuo para a estabilidade e segurança nas áreas de fronteira" com Ancara.
O director do Centro de Informações das FDS, Mustafa Bali, declarou à Sputnik que o grupo apoia apenas a criação de uma zona de segurança sob a supervisão da comunidade internacional, não da Turquia: "Qualquer projecto sob a supervisão da Turquia será outro tipo de ocupação, algo ao que nos opomos", disse.
Mais cedo, o presidente norte-americano Donald Trump ameaçou "devastar economicamente" a Turquia, se esta atacar os curdos sírios após a retirada das tropas dos EUA do país e também sugeriu a criação de uma zona de segurança.
O porta-voz da presidência turca, Ibrahim Kalin, disse na Martes que esta zona de segurança será criada no norte da Síria e que será controlada pelo exército turco.
Segundo o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, Ancara está disposta a garantir a segurança no território, com apoio aéreo de Washington.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2019011613123626-curdos-siria-protecao-internacional-siria/

* * *

Se Trump cumprir a sua palavra, é mais um ponto a favor da sua política externa... o que entretanto evidencia, mais uma vez, o carácter imperialista da Turquia contra uma Nação que é potencialmente aliada da Europa, a dos Curdos.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Os curdos devem se retirar ou serem exterminados. Tertium non datur. Não há outra forma de reestabelecer a ordem na Síria - isto é, aceitar o regime LEGÍTIMO de Assad.

17 de janeiro de 2019 às 20:34:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não. Os Curdos devem aproveitar esta oportunidade para alcançarem a maior autonomia possível e, idealmente, um Estado soberano. NADA é mais legítimo do que a luta de independência de uma Nação. Se o regime de Assad se opuser a isso, então deve cair.
Há muito que os Curdos não tinham a oportunidade que agora está à vista. Devem por isso jogar com tudo o que puderem para alcançar o seu direito à liberdade, que lhes tem sido negado pelos vizinhos: a aliança ianque, a aliança israelita, seja que aliança for, contra seja que poder for, sobretudo contra o poderio turco, por motivos óbvios neste contexto.
O Ocidente - Europa e EUA - podem e devem auxiliar os Curdos nesta empresa, por uma questão de verdadeiros direitos humanos (por solidariedade étnica também...) e por conveniência geo-estratégica.

17 de janeiro de 2019 às 22:35:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home