quarta-feira, junho 20, 2018

A FALSIDADE DO USO DA FOTO DE UMA CRIANÇA NUMA JAULA

Uma fotografia de um menino a chorar dentro de uma jaula tornou-se viral nas redes sociais nos últimos dias por parecer tratar-se de uma criança detida sob a apertada política de imigração da administração Trump.
Esta lei já separou pelo menos duas mil crianças dos pais na fronteira entre o México e os EUA, número confirmado pelo Departamento de Segurança Interna na última Vernes.
Jose Antonio Vargas, jornalista e realizador, publicou a fotografia nas redes sociais na semana passada com a descrição: "Isto é o que acontece quando o governo considera as pessoas 'ilegais'. Crianças em jaulas".
Muitas pessoas responderam ao tweet, expressando revolta contra as políticas da Casa Branca.
Contudo, a fotografia foi completamente retirada do contexto. Na verdade, a imagem foi fotografada no dia 10 de junho, durante um protesto contra a política de imigração da administração Trump em Dallas, EUA, de acordo com a CNN.
Outras fotografias da manifestação, que foram partilhadas no Facebook, mostram a mesma criança fora da jaula, enquanto os ativistas seguram cartazes que apelam à Casa Branca que "pare de separar famílias".
Leroy Pena, organizador do protesto, publicou as fotografias do menino no Facebook, explicando na descrição que a criança "fazia parte do protesto", alertando, no entanto, que o que se vê na fotografia "está a acontecer em centros de detenção de crianças".
De acordo com Pena, o menino, que esteve na jaula durante 30 segundos, estava a chorar porque ficou "confuso" por não saber "como sair (da jaula])" e "chorou quando viu a mãe".
José Antonio Vargas, que partilhou a fotografia, admitiu mais tarde que a imagem era enganosa, mas que tinha o direito de a partilhar para defender a opinião. "Isto é real", escreveu no Twitter.
Mais de 1100 imigrantes, adultos e crianças, estão presas num centro de detenção em McAllen, no Texas, que faz fronteira com o México. Há reclamações sobre o facto de algumas crianças estarem a ser mantidas em jaulas, segundo deputados do Partido Democrata.
Esta não é a primeira vez que uma fotografia de crianças presas em jaulas foi atribuída incorrectamente às políticas de Trump. Uma imagem que mostrava duas crianças imigrantes a dormir num recinto vedado gerou revolta nas redes sociais no mês passado, quando, na verdade, a fotografia havia sido tirada numa unidade de detenção do Arizona em 2014.
*
Fonte: https://www.jn.pt/mundo/interior/a-verdade-distorcida-por-tras-da-foto-de-uma-crianca-a-chorar-em-jaula-9484966.html


* * *


Afinal não é «só o Trump» que usa as chamadas «fake news»... aliás, nem me lembro de alguma vez alguém ter apanhado o Trump a veicular uma só falsa notícia que fosse de facto falsa...