Uma mulher yazidi sequestrada pelo Estado Islâmico (ISIL) em Shingal em 2014, foi resgatada na província de Idlib, no noroeste da Síria, e em breve será devolvida à Região do Curdistão, disse Hussein Qaidi, chefe do Escritório de Resgate de Yazidis Sequestrados, na Lues.
"Alguns dias atrás, recebemos informações de que esta garota estava a viver em lugar específico em país específico. Fizemos o que era necessário para resgatá-la. Graças a Deus, ela está agora em boas mãos. Espero que as medidas necessárias sejam tomadas para retornar à Região do Curdistão e reunir-se com a sua família em breve", disse Qaidi à Rudaw.
A Rudaw soube que a mulher de 29 anos, cuja identidade está a ser ocultada pelo escritório por razões de segurança, foi encontrada numa casa na província de Idlib, controlada pelos rebeldes, no Sáturnes.
O escritório é afiliado à Presidência da Região do Curdistão e foi estabelecido em 2014, quando o ISIL varreu o coração yazidi de Shingal, cometendo genocídio. Quando o ISIL varreu o coração yazidi de Shingal em Agosto de 2014, cometendo genocídio, o grupo sequestrou 6417 mulheres e crianças que foram forçadas à escravidão sexual e ao trabalho.
Acrescentou que mais de 2000 yazidis sequestrados pelo ISIL há uma década continuam desaparecidos.
Muitos foram resgatados de al-Hol, o notório campo que abriga dezenas de milhares de famílias e apoiantes do ISIL. Outros foram encontrados em áreas da Síria controladas por rebeldes ou grupos armados apoiados pela Turquia, e alguns foram localizados em países terceiros.
As forças de segurança curdas no nordeste da Síria (Rojava) anunciaram no mês passado que resgataram um homem yazidi das garras do ISIL.
*
Fonte: https://manage.rudaw.net/english/middleeast/09122024
* * *
Uma «primeira» boa consequência da rebelião na Síria...
A festa de 'libertação' durou menos de 24 horas: as mulheres-juízes foram de imediato demitidas.
ResponderEliminar.
Sim, quando existe interesse geo-político, os boys&girls do ocidentalismo mainatrem cag@m para os direitos das mulheres:
- foram financiados (e fornecidas armas) a jihadistas no Afeganistão... quando os soviéticos saíram... foi o que se viu...
- foram financiados (e fornecidas armas) a jihadistas na Síria... depois de Bashar al-Assad cair...