terça-feira, novembro 03, 2015

ALTO FUNCIONÁRIO DA COMISSÃO DE DEFESA DA ASSEMBLEIA NACIONAL DE FRANÇA ACUSA ARÁBIA SAUDITA, QATAR E TURQUIA DE FINANCIAREM O CALIFADO

Um oficial francês acusou a Arábia Saudita e o Qatar de financiar o grupo terrorista Daesh na Síria e no Iraque, visando recuperar a sua influência no Médio Oriente.
O Daesh é provavelmente financiado pela Arábia Saudita e pelo Qatar, dois países que tentam recuperar a sua influência no Iraque e na Síria (…). Até agora, o Daesh continua a receber dinheiro desses países (…) “, disse neste sábado o membro da Comissão de Defesa da Assembleia Nacional da França Nicolas Dhuicq. O funcionário francês também acrescentou que os ataques aéreos russos contra posições de Daesh levaram a um rápido declínio de vendas de petróleo por este grupo terrorista.
Desde o último 30 de Setembro, a Rússia realizou uma campanha de bombardeamentos sobre solo sírio contra alvos de grupos terroristas na Síria, depois de receber um  pedido por escrito do presidente sírio, Bashar al-Assad.
Além da venda de petróleo, Dhuicq disse que o grupo paga a civis para refinar petróleo nos seus próprios lugares, observando que a maioria das receitas do petróleo deste grupo terrorista vem da Turquia, Arábia Saudita e Qatar.  Após estimar que o orçamento Daesh é de 2 biliões de dólares, as autoridades francesas afirmaram que os doadores turcos também cooperaram para vender o óleo obtido pela Daesh.
Na quinta-feira, John Kiriakou, ex-agente da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), assegurou que algumas pessoas “no lado turco da fronteira estão fazendo bastante dinheiro com o tráfico ilegal de petróleo extraído de poços nas áreas ocupadas por Daesh na Síria.
http://portuguese.irib.ir/
*
Fonte: http://www.iranews.com.br/arabia-saudita-e-qatar-financiam-o-terrorismo-na-siria-e-no-iraque/   (adaptado para o Português de Portugal)